Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
REUNIÃO DE EQUIPE: UMA FERRAMENTA DE GESTÃO
Liliane Maria dos Santos, Deise Rocha Réus, Danielle Cerqueira Stein

Resumo


A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre-RS vem acompanhando as transformações e avanços do Sistema Único de Saúde com a implementação e qualificação de instrumentos de gestão. Com este cenário de mudanças aceleradas, entendemos que a reunião de equipe é um dispositivo fundamental na organização do processo de trabalho. Pretendemos apresentar algumas reflexões e inquietações no campo das relações de trabalho e da gestão em saúde diante das exigências vivenciadas no cotidiano do trabalho da saúde pública. O grupo gestor da Gerência Distrital Glória/Cruzeiro/Cristal (GD GCC), traz à luz esse debate por compreender a reunião de equipe como uma ferramenta de gestão essencial, por reconhecê-la como um espaço coletivo de diálogo e construção das decisões e ações decididas, de reflexão sobre as práticas, de troca de experiências e de planejamento das ações. Assim, lançamos alguns questionamentos: As reuniões de equipe existem nos nossos serviços? Como estão organizadas? Qual a periodicidade? Como ocorre a participação dos trabalhadores? É um espaço produtivo? É um espaço participativo? Proporciona momentos de discussão e produção de conhecimento? Porque é tão difícil a construção coletiva? É “chata”? É um momento valorizado pelos trabalhadores? Diante dessas inquietações, os técnicos da gerência organizaram, no espaço já constituído e denominado “reunião do colegiado”, oficinas para os coordenadores dos serviços da GD GCC com o objetivo de pensar, discutir, construir e qualificar as reuniões de equipe. Utilizando a temática “Reunião de Equipe: Que espaços queremos constituir? Porque fazer reunião de equipe?” realizamos alguns encontros utilizando diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, a fim de (re)conhecer a organização e dinâmica desse espaço coletivo e provocar discussões e reflexões que permitam ao grupo construir e desconstruir esse espaço de diálogo onde a equipe se coloca como protagonista na produção de saúde. Entendemos que no momento em que proporcionamos estas oficinas, incitamos algumas reflexões sobre este dispositivo no sentido de potencializar o coletivo e as diversas categorias profissionais e produzir transformações no fazer cotidiano no campo da saúde pública. Algumas Anotações Nesse movimento de construir e reconstruir a saúde pública, buscamos a utilização de dinâmicas e técnicas lúdicas, pois acreditamos que este “jeito de fazer” envolve e dá outros sentidos a discussão, afetando e sendo afetado de forma prazerosa.

Palavras-chave


Reunião de equipe; gestão; equipe

Referências


ABREU, Antônio Soarez; A arte de argumentar: Gerenciando razão e emoção. Ateliê Editorial. 13° edição ampliada 2012.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa; Equipes de Referência e Apoio Especializado Matricial: Um Ensaio sobre a Reorganização do Trabalho em Saúde. Revista Ciência e Saúde Coletiva, 1999 p.393- 403.

PIANCASTELLI, Carlos Haroldo; Faria, Horácio Pereira de; Silveira, Marília Rezende da. O Trabalho em Equipe. Brasília: OPAS, p.45-50, 2000.

Ministério da Saúde. Cartilha da Política Nacional de Humanização. Gestão Participativa e Cogestão. Brasília 2010.