Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O ACOLHIMENTO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NO PROGRAMA PERMANECER SUS
Talita Karen Santos Barros, Priscila Alves Torreão, Renata Meira Veras

Resumo


O Programa Permanecer SUS, proposto pela SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), apresenta como principal objetivo a utilização do acolhimento como ferramenta de trabalho em unidades de emergência e maternidades de Salvador/Ba. O acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização que surgiu no ano de 2003, cujo o objetivo é traduzir os princípios do SUS buscando a valorização de todos os sujeitos petencentes a esse processo, sejam ele usuários, trabalhadores ou gestores através, principalmente, da escuta qualificada. O acolhimento se caracteriza na escuta do usuário em suas queixas e no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e doença. Objetivos: Analisar as mudanças nas práticas de saúde após a utilização do acolhimento como ferramenta de trabalho na prestação de atendimento humanizado. Metodologia: Análise com abordagem qualitativa e caráter descritivo. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com estagiários, profissionais e usuários envolvidos neste processo. Resultados: Observa-se através das entrevistas com profissionais, usuários e estagiários a modificação nas práticas de trabalho devido à inserção do acolhimento como ferramenta de atendimento humanizado. Conclusão: Conclui-se que o acolhimento implica na responsabilização e ativação de redes de compartilhamento de saberes por se tratar de um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde, permitindo a integração da equipe de saúde do modo a interferir na dinâmica do atendimento para que o usuário seja melhor acolhido.

Palavras-chave


Acolhimento;Trabalho;Permanecer SUS

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização. Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2004

HENNINGTON, Élida Azevedo. Gestão dos processos de trabalho e humanização em saúde: reflexões a partir da ergologia. Rev. Saúde Pública. Vol..42, n.3, pp. 555-561. São Paulo, 2008.

CARDOSO, Cíntia Garcia; HENNINGTON, Élida Azevedo. Trabalho em equipe e reuniões multiprofissionais de saúde: uma construção à espera pelos sujeitos da mudança. Trab. Educ. Saúde, v.9, supl.1,p. 85-112. Rio de Janeiro, 2011.