Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A PERCEPÇÃO DA INTEGRAÇÃO PESQUISA-SERVIÇO-COMUNIDADE: VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES DO PET VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Bruna Ferreira, Bruna Ferreira, Tamara Aveline de Souza, Marlon Bruno Nunes Ribeiro, Juliana Septimio Amaral, Tatiana Coelho Lopes, Elysangela Dittz Duarte

Resumo


Introdução: O Programa de Ensino pelo Trabalho para a Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais, PET Saúde, apresenta como um dos objetivos principais facilitar o processo de integração de ensino-serviço-comunidade. Uma das linhas temáticas do programa, a Vigilância de Óbito, é desenvolvida no Hospital Sofia Feldman (HSF), local onde os alunos participantes vivenciam uma experiência prática e multiprofissional. A partir desta vivência, é possível estimular um pensamento crítico-reflexivo acerca das convergências e divergências da teoria acadêmica e da prática na saúde pública. Objetivo: Relatar a experiência vivida pelos alunos sobre a atenção humanizada à saúde e a relevância deste programa para a formação e atuação dos acadêmicos que integram PET Saúde – Vigilância de óbito, alocados no HSF. Metodologia: Participaram estudantes de diferentes cursos, dentre eles enfermagem, fonoaudiologia, medicina e psicologia. Durante seis meses de inserção nesta instituição, os acadêmicos registraram suas percepções diárias referentes às atividades desenvolvidas, sejam elas a coleta de dados ou a observação da atuação da equipe na assistência da mulher e do recém-nascido. Ademais, os acadêmicos compartilharam suas experiências e manifestaram idéias e propostas de intervenções durante reuniões periódicas. Resultado: Observou-se que os estudantes tiveram uma percepção positiva em relação a articulação entre a atenção básica de saúde e o acompanhamento da equipe de assistência ao parto. Além disso, notou-se um efetivo trabalho multiprofissional, integral e humanizado, o que fomentou reflexões sobre a própria atuação enquanto futuros profissionais. Entretanto, percebeu-se que o cotidiano dos serviços de saúde não necessariamente corresponde de maneira fidedigna ao que é preconizado em salas de aula sobre funcionamento do Sistema Único de Saúde. A observação dos diversos setores do hospital, as atividades orientadas pelas perceptoras, refletiram, ainda, para construção do processo formativo de forma integrada ao conteúdo da graduação. Conclusão: Os alunos avaliaram que a participação no PET permite a ampliação dos saberes acadêmicos, uma vez que, vivenciam situações que fogem o campo puramente teórico e os convoca a atuações que vão ao encontro da construção de práticas de cuidado integrais na equipe multiprofissional centradas nos usuários.