Tamanho da fonte:
A PERCEPÇÃO DA INTEGRAÇÃO PESQUISA-SERVIÇO-COMUNIDADE: VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES DO PET VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Resumo
Introdução: O Programa de Ensino pelo Trabalho para a Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais, PET Saúde, apresenta como um dos objetivos principais facilitar o processo de integração de ensino-serviço-comunidade. Uma das linhas temáticas do programa, a Vigilância de Óbito, é desenvolvida no Hospital Sofia Feldman (HSF), local onde os alunos participantes vivenciam uma experiência prática e multiprofissional. A partir desta vivência, é possível estimular um pensamento crítico-reflexivo acerca das convergências e divergências da teoria acadêmica e da prática na saúde pública. Objetivo: Relatar a experiência vivida pelos alunos sobre a atenção humanizada à saúde e a relevância deste programa para a formação e atuação dos acadêmicos que integram PET Saúde – Vigilância de óbito, alocados no HSF. Metodologia: Participaram estudantes de diferentes cursos, dentre eles enfermagem, fonoaudiologia, medicina e psicologia. Durante seis meses de inserção nesta instituição, os acadêmicos registraram suas percepções diárias referentes às atividades desenvolvidas, sejam elas a coleta de dados ou a observação da atuação da equipe na assistência da mulher e do recém-nascido. Ademais, os acadêmicos compartilharam suas experiências e manifestaram idéias e propostas de intervenções durante reuniões periódicas. Resultado: Observou-se que os estudantes tiveram uma percepção positiva em relação a articulação entre a atenção básica de saúde e o acompanhamento da equipe de assistência ao parto. Além disso, notou-se um efetivo trabalho multiprofissional, integral e humanizado, o que fomentou reflexões sobre a própria atuação enquanto futuros profissionais. Entretanto, percebeu-se que o cotidiano dos serviços de saúde não necessariamente corresponde de maneira fidedigna ao que é preconizado em salas de aula sobre funcionamento do Sistema Único de Saúde. A observação dos diversos setores do hospital, as atividades orientadas pelas perceptoras, refletiram, ainda, para construção do processo formativo de forma integrada ao conteúdo da graduação. Conclusão: Os alunos avaliaram que a participação no PET permite a ampliação dos saberes acadêmicos, uma vez que, vivenciam situações que fogem o campo puramente teórico e os convoca a atuações que vão ao encontro da construção de práticas de cuidado integrais na equipe multiprofissional centradas nos usuários.