Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Felipe Lima dos Santos, Bruna Alessandra Saldanha Facinni, Bruna Moraes de Oliveira, Maiara Leal da Trindade, Vanessa Oliveira Rezende Sant’ana, Luana Amaral Alpirez

Resumo


Caracterização do problema: A Metodologia Problematizadora é uma estratégia usada para Educação em Saúde, em que o aluno é protagonista, ou seja, responsável pela sua trajetória educacional e o professor apresenta-se como coadjuvante, um facilitador das experiências relacionadas ao processo de aprendizagem. A educação em saúde é um processo relacionado à aprendizagem, desenhada para alcançar a saúde e atender a população de acordo com sua realidade. Ela deve provocar conflito nos indivíduos, criando oportunidades para que a cultura seja pensada e repensada, dando ao indivíduo o poder para transformar sua realidade. Descrição da experiência: A Metodologia Problematizadora foi aplicada com base nas etapas do Arco de Maguerez durante aula prática da disciplina de Educação em Saúde da Escola de Enfermagem de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas. Realizou-se prática de educação em saúde com acompanhantes de pacientes internados na Enfermaria do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Na observação da realidade, houve conversa informal com os acompanhantes e pacientes para levantamento de dados. Após isto, os pontos-chaves mais relevantes: direitos dos acompanhantes e pacientes no ambiente hospitalar; bem como cuidados e métodos de higiene, nortearam a Teorização, que permitiu a análise dos problemas e estudos aprofundados sobre eles. Buscaram-se hipóteses de solução, construção de respostas e elaboração de meios para pôr em prática as tentativas de solucionar os problemas apresentados. Assim, foram construídos instrumentos facilitadores para a compreensão e optou-se por explanações claras e simples. A aplicação na realidade consistiu em retornar ao hospital para apresentação aos acompanhantes e pacientes presentes naquele dia. Efeitos alcançados: O conhecimento partindo do aluno (acompanhante/paciente) foi atingido e desse modo, contribuiu para a transformação da realidade. As características mobilizadoras da metodologia envolveram diferentes pensamentos, orientando-se para que os resultados pretendidos fossem alcançados satisfatoriamente. Recomendações: A prática educativa usando a Teoria da Problematização tendo como base os passos do Arco de Maguerez culmina em uma integração entre os educadores e os educandos. As ações particulares com os indivíduos integralizam o processo do conhecimento. Nota-se que o processo de Educação em Saúde é dinâmico e torna-se adaptável à realidade dos indivíduos em que se aplica a intervenção.