Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PREVENÇÃO DE AGRAVOS: O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL E MULTIPROFISSIONAL.
Marcio Eduardo Brotto, Fátima Marques Aldeia Rodrigues, Gustavo Rodrigues, Maria Angélica Duarte Silva

Resumo


Introdução: A experiência pauta-se no planejamento e desenvolvimento de ações do Programa Saúde na Escola (PSE) direcionada para redução de danos e a prevenção de agravos à saúde na população escolar. Dar-se ênfase a uma estratégia que vincula ações escolares às de atuação dos profissionais que compõem os serviços de saúde da família, estimulando a criação de uma agenda de ações compartilhadas entre os envolvidos. Objetivos: Na perspectiva de implantar uma nova política intersetorial de atenção integral à saúde de crianças e adolescentes do ensino básico e público municipal, propõe-se apresentar e analisar as ações do PSE desenvolvidas, pelas equipes de educação e de saúde da família, no período de doze meses, entre agosto de 2012 e 2013. Metodologia: Participativa, envolvendo reuniões técnicas para elaboração do projeto e das ações realizadas em nove escolas municipais de Niterói, voltando-se para abordagem de alunos, pais e professores. Serão destacadas as interlocuções estabelecidas e os resultados obtidos envolvendo práticas educativas e preventivas sobre saúde oral, sexualidade, alimentação saudável, cuidados com o corpo, fases do desenvolvimento humano, além da ação de pesagem, medição da estatura e verificação de pressão arterial identificando potenciais problemas na saúde dos escolares. Resultados: Após reuniões técnicas para elaboração do projeto, as ações realizadas envolveram a abordagem de 2.740 alunos, dos quais 23,1% apresentam alteração de pressão arterial, além de 17,5% com sobrepeso, 7,5% obesidade e 2,2% obesidade grave. Foi possível identificar e encaminhar ao tratamento 41,8% das crianças e adolescentes com alguma disfunção nutricional, motora ou linguística, bem como realizar ações de saúde bucal, pautadas em práticas educativas, para 71,6%. A participação e integração das equipes demonstram o fortalecimento da pactuação e o apoio dos familiares em reuniões temáticas, que também atuam como promotoras de saúde local. Dados tabulados serão apresentados e analisados. Conclusão: A participação e integração das equipes demonstram o fortalecimento da pactuação e o apoio dos familiares em reuniões temáticas, que também atuam como promotoras de saúde local. É perceptível que a viabilidade e pertinência da proposta decorrem da capacidade de ampliar a visão sobre suas práticas e educação escolar, tornando-a instrumento para educação permanente dos atores sociais envolvidos.

Palavras-chave


Saúde; Educação; Intersetorialidade; Prevenção.