Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO POPULAR: A CONTRIBUIÇÃO DOS ACS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL DOS ESCOLARES
Dírlia Silva Cardoso, Andréa Mota Braz Parente, Wládia Maria Malveira Franco, Nazaré Martins Oliveira, Luis Antônio Almeida Baia

Resumo


INTRODUÇÃO: A Educação Popular, segundo Paulo Freire, se contrapõe a educação tradicional, em que o educador se considera o detentor dos conhecimentos que devem ser transmitidos para os educandos, os quais são receptores passivos do saber do educador. A Educação Popular utiliza o saber da comunidade como matéria prima para o ensino, educa a partir do conhecimento dos sujeitos e de temas geradores do cotidiano deles. Agentes comunitários de saúde (ACS) do município de Fortaleza-Ceará estão em processo de educação permanente no Curso de Educação Popular em Saúde promovido pela Secretaria Municipal de Saúde do município. Como tarefa do curso foi proposto que se realizasse uma atividade de educação na comunidade. Uma vivência de educação em saúde bucal foi planejada e desenvolvida por alguns ACS e uma equipe de saúde bucal da Unidade de Atenção Primária de Saúde (UAPS) Francisco Pereira de Almeida na escola Girassol, situada no território de abrangência da referida UAPS. OBJETIVOS: Desenvolver a autonomia de escolares com relação a prevenção das doenças bucais mais comuns como a cárie e a gengivite. METODOLOGIA: Esta atividade foi realizada com alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Girassol, situada no bairro Bela Vista, em Fortaleza, Ceará. O tema saúde bucal foi abordado a partir de metodologia participativa, inicialmente, com apresentação de um vídeo educativo. Em seguida, realizou-se uma roda de conversa com os alunos, através do uso de desenhos, quando todos foram estimulados a expressarem suas ideias. Após a discussão dos desenhos, os facilitadores (ACS) fizeram uma síntese das apresentações com aprofundamento do tema. Ao término da atividade educativa, realizou-se a demonstração da escovação e uso do fio dental em modelos odontológicos e a escovação dental supervisionada dos alunos pelo técnico de higiene dental (THD). RESULTADOS: Esta atividade educativa permitiu a construção compartilhada de conhecimentos de forma participativa e criativa pelos alunos. Eles compreenderam o que fazer para prevenir as principais doenças bucais e isto pode ser evidenciado, na fala dos alunos, no momento das discussões sobre os desenhos. Bem como, de certa forma, a participação social foi estimulada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta atividade proporcionou o aprimoramento da atuação dos ACSs e da equipe de saúde bucal em relação as práticas educativas, promoção da saúde, e mobilização social, tendo como referencial político metodológico a Educação Popular em Saúde. Descritores: Práticas educativas em saúde; saúde bucal; educação popular.