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A UNIDADE DE APRENDIZAGEM COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO À ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE RMSFC
Resumo
O artigo trata da Unidade de Aprendizagem (UA) como modo de organização curricular do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC) de Fortaleza e tem como objetivo analisar as interfaces e diálogos entre as bases conceituais da Unidade de Aprendizagem e o projeto político-pedagógico do Sistema Municipal de Saúde Escola (SMSE) e do Programa. Tomamos como fontes de estudo os projetos político-pedagógicos (PPP) do SMSE e do Programa de RMSFC e os artigos de Demo (1997) e Moraes, Galiazzi e Ramos (2004) sobre o tema em questão. Para elaboração das Unidades de Aprendizagem foi constituído um grupo que trabalhou a partir de questões geradoras estruturando seis UA constituídas de momentos teórico-reflexivos e atividades práticas organizados a partir de grandes temas segundo o Campo Interprofissional e o Núcleo Profissional da Estratégia Saúde da Família. A UA como dispositivo pedagógico da Residência tem revelado as possibilidades de diálogos entre as perspectivas pedagógicas que compõem a base do SMSE ampliando as possibilidades de um processo formativo transformador da realidade. A diversidade de ações propiciadas por esse dispositivo tem favorecido a participação dos educandos, a construção compartilhada do conhecimento possibilitando um aprendizado que envolve os sujeitos em sua inteireza. Ao afirmar a prática reflexiva como caminho aponta para inclusão de novas ferramentas possibilitando a democratização da construção pedagógica. Descritores: Unidade de Aprendizagem, Residência Multiprofissional em Saúde da Família; Projeto Político Pedagógico.