Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A UNIDADE DE APRENDIZAGEM COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO À ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE RMSFC
Geórgia Medeiros Paiva, Vera Lúcia de Azevedo Dantas, Francisca Ozanira Torres Pinto de Aquino, Ana Paula Cavalcante Ramalho Brilhante, Juliana Donato Nóbrega, Kilma Wanderley Lopes Gomes

Resumo


O artigo trata da Unidade de Aprendizagem (UA) como modo de organização curricular do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC) de Fortaleza e tem como objetivo analisar as interfaces e diálogos entre as bases conceituais da Unidade de Aprendizagem e o projeto político-pedagógico do Sistema Municipal de Saúde Escola (SMSE) e do Programa. Tomamos como fontes de estudo os projetos político-pedagógicos (PPP) do SMSE e do Programa de RMSFC e os artigos de Demo (1997) e Moraes, Galiazzi e Ramos (2004) sobre o tema em questão. Para elaboração das Unidades de Aprendizagem foi constituído um grupo que trabalhou a partir de questões geradoras estruturando seis UA constituídas de momentos teórico-reflexivos e atividades práticas organizados a partir de grandes temas segundo o Campo Interprofissional e o Núcleo Profissional da Estratégia Saúde da Família. A UA como dispositivo pedagógico da Residência tem revelado as possibilidades de diálogos entre as perspectivas pedagógicas que compõem a base do SMSE ampliando as possibilidades de um processo formativo transformador da realidade. A diversidade de ações propiciadas por esse dispositivo tem favorecido a participação dos educandos, a construção compartilhada do conhecimento possibilitando um aprendizado que envolve os sujeitos em sua inteireza. Ao afirmar a prática reflexiva como caminho aponta para inclusão de novas ferramentas possibilitando a democratização da construção pedagógica. Descritores: Unidade de Aprendizagem, Residência Multiprofissional em Saúde da Família; Projeto Político Pedagógico.