Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATIVIDADE REALIZADA POR MONITORES NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO - VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRANCISCO MELO JABORANDI.
Rosangela Maria Oliveira Pacheco, Aline Feitosa, Ayane Layne de Sousa Oliveira, Lívia Maciel Assunção, Ana Caroline Almeida Magalhães

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho (PET) promove uma vivência que tem tornado possível a abertura do campo de aprendizagem teórico-prático aos graduandos na Atenção Básica por meio da Estratégia Saúde da Família, que integram conjunto de mútua comunicação entre profissionais, comunidade e Universidade. Este trabalho tem como objetivo descrever a percepção das atividades realizadas por monitores do PET/Vigilância em Saúde. Trata-se se um relato de experiência de cunho descritivo a respeito das atividades realizadas na Unidade Básica de Saúde Francisco Melo Jaborandi por monitores do PET/VS do subprojeto Mortalidade Materno-Infantil. As atividades foram realizadas com gestantes e crianças visando a promoção da saúde. Uma das atividades realizadas foi o Plantão Epidemiológico que visava comparar conhecimento da mãe sobre a doença do filho com o diagnóstico dado pelo médico, além de quantificar os diagnósticos prevalentes para futura intervenção. A pesquisa foi interrompida, pois alguns médicos da Unidade não utilizavam o prontuário eletrônico, logo os monitores não tinham acesso ao diagnóstico. A sala de espera com gestantes estimulava a leitura da cartilha das gestantes. A atividade foi proveitosa, pois muitas dúvidas frequentes sobre amamentação e parto normal foram tiradas. O grupo de gestantes visava complementar a consulta, visando melhorar a adesão a hábitos mais saudáveis e abordava temas sugeridos pelas gestantes. Teve com dificuldade a baixa mobilização da comunidade sobre a importância do grupo. Concluímos que o PET/VS tem uma contribuição tanto na formação complementar dos alunos de graduação como na prevenção da mortalidade materno-infantil, pois atua na promoção de saúde.