Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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GESTÃO DE SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE COMO UMA ABORDAGEM INTEGRAL – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maria Iara de Sousa Rodrigues, Plauto José Moura Rocha, Neisse Airan Jardim Roncy, Maria Elizabete Sá Sousa

Resumo


A gestão em saúde, atualmente, é feita de forma compartilhada entre seus gestores, profissionais e usuários com o objetivo de proporcionar a troca de experiências, compartilhamento de decisões e condutas integradas. Portanto, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência realizado a partir do Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, promovido pela Universidade Federal do Ceará, no período de 2012, que propõe uma nova dinâmica para estruturação dos serviços de saúde, assim como para a relação com a comunidade e os diversos níveis de assistência e gestão. Tem como objetivo descrever a estrutura do curso assim como a troca de experiências vivenciadas entre alunos de diversas categorias profissionais, ligados ou não à área de gestão. Trata-se de um estudo qualitativo cuja metodologia é descritiva-analítica, buscando a essência da realidade vivenciada pelos profissionais de saúde das três turmas do curso de gestão. Foi feita uma leitura exploratória, através de documentos do curso (manual, portfólios anteriores, artigos na base de dados do Scielo), verificando se existiam informações a respeito do tema proposto. No decorrer do estudo foi feita a descrição dos módulos constantes na estrutura do curso, os quais foram: Reforma Sanitária e SUS; Planejamento e Governo; Regulação e Sistema de Informação; Projetos e Gestão Financeira; Gestão do Trabalho, Educação em Saúde; Gestão Logística, Manutenção e Assistência Farmacêutica; Vigilância em Saúde e Atenção à Saúde e Redes de Atenção. Observou-se que o trabalho em equipe se caracteriza por dedicação durante as atividades diárias e que é necessário haver interação entre todos os membros para ações integrais e de gestão, embora haja diferenças de ideologias e condutas entre os profissionais. O contato próximo permitiu melhor trabalho integrado que é fundamental para atuação eficaz e de qualidade para os gestores. Evidenciou-se que as Rodas de Gestão dentro dos ambientes de trabalho têm proporcionado o exercício da gestão compartilhada, com as decisões tomadas em conjunto e respeitadas pelo grupo. O curso, assim, permitiu o desenvolvimento de competências e habilidades individuais e de equipes por meio da organização de colegiados de gestão, capacitou seus integrantes quanto à co-gestão de sistemas e serviços de saúde a partir do conhecimento alcançado por meio dos módulos abordados e sensibilizou gestores e equipes quanto à importância do trabalho humanizado, tanto nas relações de trabalho quanto nos serviços e ações de saúde. Palavras-Chaves: Educação permanente em saúde; Formação e desenvolvimento; Gestão em saúde.