Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA DE CUIDADO NA ESCOLA
Maria Gorette Andrade Bezerra, Marlene Teixeira Mesquita, Liduina Esteves, José Luis Gonçalves Dias, Leidiane Castro, Francisca Lenice Ferreira, Maria Gorette Andrade Bezerra

Resumo


Introdução: A educação ambiental orienta um processo de mudança na sociedade. A escola sendo um espaço de descoberta de novas possibilidade de vida, leva o discente a perceber o mundo em que vive. Objetivo: Desenvolver uma oficina sobre educação ambiental nas escolas, visando a formação dos alunos para uma cidadania critica e participativa. Local: A oficina foi desenvolvida em duas escolas situadas no território da Unidade de Atenção Primaria de Saúde Guarany Mont’alverne, na cidade de Fortaleza-CE- Brasil, no mês de dezembro de 2013. Participaram das oficinas os alunos do ensino fundamental, agentes de saúde, professores e enfermeiro. Para que a realização das oficinas acontecessem de forma efetiva utilizou-se como instrumento uma música, cuja, letra e música foi de autoria de um agente de saúde, revistas e cartolinas, pois foi solicitado aos discentes que recortassem figuras na qual eles identificassem problemas ambientais presentes em sua comunidade, buscou-se também verificar a condição de saúde dos discentes, observando o relato de suas vivencias na comunidade. Os resultados apontaram satisfação dos discentes pelo método utilizado na abordagem e condução da temática, eles foram participativos trazendo relatos sobre suas experiências e fazendo questionamentos sobre os modelos vigentes. Como contribuição imediata da oficina foi deixado nas escolas coletores para sobras de óleos utilizados na escola e nas residências dos alunos com a finalidade de transformar-se em biodiesel. Considerações: Esperamos que os alunos façam reflexões sobre o ambiente em que estão inseridos e pensem ações para a melhoria local.