Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PARTICIPAÇÃO DO OUTUBRO ROSA -EXPERIÊNCIAS DAS CAMPANHAS
Francisco Vilemar Pinto Carneiro, Mateus Dantas Paula, Matheus Paz Aguiar, Vanessa Lauanna Lima Silva, Kélvio da Silva Lins, Elizabeth Oliveira da Costa Lino, Noália Magna de Araujo, Sandra Nívea R S Falcão

Resumo


INTRODUÇÃO: O câncer de mama representa uma das maiores causas de óbito por câncer nas mulheres brasileiras. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados, piorando o prognóstico das pacientes. Visando reduzir esses indicadores, o rastreamento do câncer de mama é realizado nas mulheres de 40 a 69 anos através do exame clínico das mamas (ECM) e da mamografia de rastreio (MR), incluindo mulheres a partir de 35 anos com risco elevado. O Outubro Rosa visa fortalecer esse rastreamento, promovendo ações desde a busca ativa da população alvo à realização de palestras educativas sobre o tema. OBJETIVOS: Combater o câncer de mama a partir do rastreio das usuárias-alvo da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Messejana, realizando consultas com ECM e marcação de MR e palestras educativas sobre o tema. METODOLOGIA: Três monitores do PET-Saúde SOS Emergência participaram da Campanha Outubro Rosa na UBS de Messejana de Fortaleza, no dia 19 de outubro de 2013, observando as consultas de rastreamento e a palestra educativa envolvendo os profissionais de saúde e as usuárias da UBS. RESULTADOS: Vimos que algumas usuárias não fizeram as MR no tempo recomendado e necessitavam da sua marcação. Além disso, várias mulheres desconheciam a importância do ECM realizado pelo profissional de saúde. CONCLUSÃO: Devido a grande mortalidade do câncer de mama e ao desconhecimento da população sobre a funcionalidade dos métodos de rastreio, campanhas como o Outubro Rosa apresentam-se como uma forma eficiente de educação e combate à doença.