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PARTICIPAÇÃO DO OUTUBRO ROSA -EXPERIÊNCIAS DAS CAMPANHAS
Resumo
INTRODUÇÃO: O câncer de mama representa uma das maiores causas de óbito por câncer nas mulheres brasileiras. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados, piorando o prognóstico das pacientes. Visando reduzir esses indicadores, o rastreamento do câncer de mama é realizado nas mulheres de 40 a 69 anos através do exame clínico das mamas (ECM) e da mamografia de rastreio (MR), incluindo mulheres a partir de 35 anos com risco elevado. O Outubro Rosa visa fortalecer esse rastreamento, promovendo ações desde a busca ativa da população alvo à realização de palestras educativas sobre o tema. OBJETIVOS: Combater o câncer de mama a partir do rastreio das usuárias-alvo da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Messejana, realizando consultas com ECM e marcação de MR e palestras educativas sobre o tema. METODOLOGIA: Três monitores do PET-Saúde SOS Emergência participaram da Campanha Outubro Rosa na UBS de Messejana de Fortaleza, no dia 19 de outubro de 2013, observando as consultas de rastreamento e a palestra educativa envolvendo os profissionais de saúde e as usuárias da UBS. RESULTADOS: Vimos que algumas usuárias não fizeram as MR no tempo recomendado e necessitavam da sua marcação. Além disso, várias mulheres desconheciam a importância do ECM realizado pelo profissional de saúde. CONCLUSÃO: Devido a grande mortalidade do câncer de mama e ao desconhecimento da população sobre a funcionalidade dos métodos de rastreio, campanhas como o Outubro Rosa apresentam-se como uma forma eficiente de educação e combate à doença.