Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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OFICINAS EDUCATIVAS PARA ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Adryana Aguiar Gurgel, Priscila de Oliveira Abreu, Rebeca de Mesquita Rodrigues, Mayara Lívia Magalhães de Morais, Renata Carneiro Ferreira

Resumo


Este estudo objetiva a experiência de dois dias da oficina de adolescentes. Participaram das oficinas, dez estudantes na faixa etária de 11 a 15 anos em uma escola de rede pública municipal da comunidade do Jangurussu em Fortaleza, Ceará em novembro de 2013. As oficinas foram desenvolvidas por alunas da Enfermagem da Universidade de Fortaleza. A primeira oficina foi dividida em três momentos: inicialmente foi realizada a dinâmica do crachá proporcionando o entrosamento do grupo. Posteriormente, houve a escuta qualificada dos adolescentes, onde distribuímos tarjetas no chão com vários temas que cada participante escolhia um do seu interesse. Foram selecionados: gravidez na adolescência e vocação. Por último, aplicamos um questionário com as indagações: O que esperam do grupo? O que desejam para o futuro? Quais seus defeitos e qualidades? Na segunda oficina, foram abordados os temas gravidez na adolescência e vocação. Iniciamos com a dinâmica da vocação, na qual foi entregue uma caixa com figuras e nomes de várias profissões. Cada adolescente escolheu uma profissão e relatou o porquê da escolha. No segundo momento, foi realizada a dinâmica da gravidez na adolescência com música, na qual passava-se um balão pelo grupo e ao parar a música, um elemento surpresa, o balão representava gravidez indesejável, daí, a pessoa com o balão dizia o que ela faria, em relação a profissão escolhida, diante dessa situação. Concluímos que a estratégia de oficina educativa deve ser promovida como mais uma opção para avaliar o conhecimento e a percepção dos adolescentes acerca do contexto sociocultural.