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PROJETO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DESAFIADORA
Resumo
Caracterização do problema: o desenvolvimento da economia mundial tem se mostrado ambientalmente insustentável e socialmente injusto. A educação ambiental é uma importante ferramenta para promover mudanças mais sustentáveis, no entanto, é preciso envolvimento de diversos setores da sociedade, principalmente dos cidadãos. Lidar com o tema envolve conscientização, (re)educação e mudanças de hábitos. Descrição da experiência: a fim de realizar uma ação socioambiental, selecionamos uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma EE no município de Botucatu (SP), encontrando-os quinzenalmente na escola. Inicialmente, exibiríamos filmes com uma determinada temática para abordar a questão da saúde e do meio ambiente, com posterior discussão e exercício escrito feito pelos alunos. No entanto, ao longo da nossa experiência, percebemos que os estudantes tornavam-se facilmente dispersos durante os filmes, assim, decidimos utilizar atividades de participação ativa do público, fazendo dinâmicas, casos clínicos e gincanas, mais rápidos e interativos que a primeira abordagem. Efeitos alcançados: a segunda estratégia mostrou-se mais efetiva, atingindo maior interesse dos alunos. No entanto observou-se a dificuldade em lidar com alunos frente a falta de respeito, de modos adequados, concentração e dedicação. Se inicialmente tivemos certa dificuldade em interagir, sensibilizar e envolver os estudantes com o projeto, após a mudança, notamos mais facilidade em estabelecer um diálogo, conseguindo obter reflexões e discussões pertinentes, gerando uma consciência ambiental nos jovens, estimulando participação, mostrando a importância da mudança de hábito, formando um olhar crítico do panorama social, ambiental, político e da saúde nacional com propostas de soluções realistas. Recomendações: Para que mudanças sejam conquistadas no âmbito ambiental é inevitável que se faça uma conscientização da população, atingindo especialmente os jovens. Trabalhar questões socioambientais com alunos jovens foi uma experiência desafiadora, que exigiu do nosso grupo muita flexibilidade e diálogo aberto com os estudantes.
Palavras-chave
educação ambiental, ensino médio, saúde ambiental
Referências
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