Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROJETO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DESAFIADORA
Karina Pavao Patricio, Camila de Paula Silva, Isabela Bueno Stolar, Luiz Fernando Fonseca Vieira, Bruna Oliveira Vitor, Tamiris Uracs de Sales Graça, Juliane Andrade, Adriana do Carmo Mariano, Luiza Volfa de Souza

Resumo


Caracterização do problema: o desenvolvimento da economia mundial tem se mostrado ambientalmente insustentável e socialmente injusto. A educação ambiental é uma importante ferramenta para promover mudanças mais sustentáveis, no entanto, é preciso envolvimento de diversos setores da sociedade, principalmente dos cidadãos. Lidar com o tema envolve conscientização, (re)educação e mudanças de hábitos. Descrição da experiência: a fim de realizar uma ação socioambiental, selecionamos uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma EE no município de Botucatu (SP), encontrando-os quinzenalmente na escola. Inicialmente, exibiríamos filmes com uma determinada temática para abordar a questão da saúde e do meio ambiente, com posterior discussão e exercício escrito feito pelos alunos. No entanto, ao longo da nossa experiência, percebemos que os estudantes tornavam-se facilmente dispersos durante os filmes, assim, decidimos utilizar atividades de participação ativa do público, fazendo dinâmicas, casos clínicos e gincanas, mais rápidos e interativos que a primeira abordagem. Efeitos alcançados: a segunda estratégia mostrou-se mais efetiva, atingindo maior interesse dos alunos. No entanto observou-se a dificuldade em lidar com alunos frente a falta de respeito, de modos adequados, concentração e dedicação. Se inicialmente tivemos certa dificuldade em interagir, sensibilizar e envolver os estudantes com o projeto, após a mudança, notamos mais facilidade em estabelecer um diálogo, conseguindo obter reflexões e discussões pertinentes, gerando uma consciência ambiental nos jovens, estimulando participação, mostrando a importância da mudança de hábito, formando um olhar crítico do panorama social, ambiental, político e da saúde nacional com propostas de soluções realistas. Recomendações: Para que mudanças sejam conquistadas no âmbito ambiental é inevitável que se faça uma conscientização da população, atingindo especialmente os jovens. Trabalhar questões socioambientais com alunos jovens foi uma experiência desafiadora, que exigiu do nosso grupo muita flexibilidade e diálogo aberto com os estudantes.

Palavras-chave


educação ambiental, ensino médio, saúde ambiental

Referências


Barcelos C; Quitério LAD. Vigilância ambiental em saúde e sua implantação no Sistema Ùnico de Saúde. Rev Saúde Pública 2006; v. 40, n. 1, p. 170-7.

Rigotto RM; Augusto LGS. Saúde e ambiente no Brasil: desenvolvimento, território e iniqüidade social. Cad. Saúde Pública 2007; 23 Sup (4): 5475-5501.

Reigota, Marcos. A Educação Ambiental frente aos desafios apresentados pelos discursos contemporâneos sobre a natureza. Educ. Pesqui., Ago 2010, vol.36, no.2, p.539-570.

Reigota, M. O que é educação ambiental. 2ª ed. Brasiliense, São Paulo, 2009.