Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SERINGAS HIPODÉRMICAS UTILIZADAS NO HOSPITAL SENTINELA
Renata de Freitas Dalavia Vale, Anna Maria Barreto Silva Fust, Michele Feitoza-silva

Resumo


Os produtos para saúde, também denominados de produtos médicos, se destinam à prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação ou anticoncepção. Dentro desta classe estão as seringas hipodérmicas e agulhas descartáveis, com uso amplamente disseminado em diversos hospitais, postos de saúde e clínicas. Devido a sua aplicabilidade, podem apresentar risco associados ao seu uso, sendo necessário garantir a viabilidade destes. O Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) consiste em um hospital sentinela de referência sendo este uma unidade da FIOCRUZ e, através de uma cooperação técnica com o INCQS foi possível realizar esse estudo. A pré-qualificação e a qualificação no recebimento de artigos médico-hospitalares representam estratégias para aquisição de produtos com qualidade aceitável e devem estar preconizados nos processos licitatórios hospitalares. Observações simples como aspectos gerais, aspectos específicos, dizeres de embalagem e do rótulo, e a segurança da embalagem podem contribuir para produtos mais seguros. O objetivo desse estudo foi avaliar o rótulo e o aspecto das seringas utilizadas no hospital sentinela e propor sistemática para aquisição racional de artigos médico-hospitalares. Foram coletadas amostras de seringas de diferentes marcas e volumes disponíveis durante visita ao hospital sentinela em novembro de 2012 para a realização de análises de aspecto e rotulagem. Para avaliação dos produtos utilizou-se um formulário construído a partir das legislações vigentes: aspecto (Resolução - RDC N° 3, de 4 de fevereiro de 2011) e rotulagem (Resolução - RDC Nº 185, de 22 de outubro de 2001).Na análise de aspecto dos produtos foram observadas presença de matéria estranha, pouco lubrificante, escala de graduação falha, entre outros itens, atingindo o percentual de 75% de reprovações dos produtos analisados. Na avaliação do rótulo foi observada satisfatoriedade nas informações preconizadas pela legislação em todas as amostras - razão social e endereço do fabricante/importador, descrição do conteúdo, indicação de uso único, nome do responsável técnico pelo produto e número de registro na ANVISA, entre outras. O estudo reafirma a estratégia positiva das parcerias de serviços hospitalares com laboratórios oficiais e promove a contribuição para uma sistemática de aquisição racional para redução do risco oferecido à população.

Palavras-chave


Qualidade, Seringa, Agulha

Referências


BRASIL. Resolução RDC Nº 3, de 4 de fevereiro de 2011. Este Regulamento Técnico fixa os requisitos mínimos de identidade e qualidade para seringas hipodérmicas estéreis de uso único

BRASIL. Resolução RDC Nº 185, de 22 de outubro de 2001. Este Regulamento Técnico fixa as condições exigíveis referentes ao registro, alteração, revalidação ou cancelamento do registro de produtos médicos.