Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
UM ESTUDO DE PORTFÓLIOS ELABORADOS POR ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: O PAPEL DA INTERAÇÃO NA APRENDIZAGEM
Lailah Aparecida Francisco, Marta Angélica Iossi Silva, Luciane Sá de Andrade, Cinira Magali Fortuna, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar a participação do outro (colega e professor) no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do curso de licenciatura em enfermagem. Trata-se de uma turma de um Curso de Enfermagem que, atendendo as diretrizes do SUS, desenvolve um currículo que integra trabalho e ensino no processo de formação dos futuros enfermeiros. Este escola oferece no segundo ano do curso de Licenciatura em Enfermagem a disciplina: Promoção da Saúde na Educação Básica, que tem como base os cinco momentos do ciclo pedagógico: imersão em cenários de prática profissional – escola de Educação Básica, síntese provisória, busca de fundamentação teórica, nova síntese e avaliação. Complementa a estratégia de ensino a elaboração de portfólios pelos alunos, no qual registram e organizam suas reflexões sobre os momentos vivenciados no ciclo, possibilitando também um maior acompanhamento pelo docente. Este estudo foi realizado a partir de análises dos portfólios de 21 alunos. A análise dos dados é realizada tendo como referência a técnica de análise de enunciação, proposta por Bardin. Os portfólios trazem reflexões como: “(...) sei bem que o que faz um bom profissional não é o acúmulo de teoria e conceitos. E sim é o domínio e o exercício da comunicação, da escuta, da empatia e da execução dos procedimentos de modo holístico. É saber utilizar seus conhecimentos para atender determinado contexto, é saber construir vínculos, saber identificar carências embutidas, saber articular serviços e profissionais, saber trabalhar em grupo de modo sinérgico e cooperativo. A partir do momento que pude compreender os objetivos dessa nova metodologia, pude ter segurança do ensino e da qualidade” (Ruth, sobre preparação da atividade, ciclo 7). A explicitação do próprio aprendizado registrado no portfólio dá pistas sobre o processo percorrido pela turma, destacando o papel da interação na construção do conhecimento, na reflexão sobre suas próprias percepções e ações, e nas transformações dos estudantes, possibilitadas por esses movimentos. Com esse estudo espera-se contribuir para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem na graduação, na direção de propiciar reflexões e avanços na área do Ensino Superior, especificamente em Enfermagem, concernentes à proposta do SUS de formação de profissionais da saúde críticos-reflexivos, conscientes de sua responsabilidade social.

Palavras-chave


Educação Superior; Ensino; Aprendizagem; Interação; Portfólio; Enfermagem.

Referências


  • Bardin, L. (2004) Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
  • Fortuna, C.M. et al (2012). A produção de narrativas crítico-reflexivas nos portfólios de estudantes de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 46, n. 2, p.452-459.
  • Vygotsky, L.S. (1993) Pensamento e Linguagem. SP: Martins Fontes.