Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INTEGRAÇÃO SERVIÇO DE SAÚDE-ENSINO A PARTIR DO PET-VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO CONTEXTO DA POLÍTICA DO SUS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Katia de Macedo Rebello

Resumo


Objetivo: Relatar a experiência e a integração Serviço de saúde-Ensino a partir do PET-Vigilância em Saúde (PET-VS), denominado “Injúrias relacionadas ao trânsito: perfil epidemiológico e impacto na saúde e sociedade”, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (SMS) e à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Caracterização do problema: Os Acidentes de Transportes Terrestres constituem um dos mais sérios problemas de saúde pública. Em 2007, o município de Florianópolis implantou o Núcleo Municipal de Prevenção da Violência e Promoção à Saúde e Cultura da Paz, que planeja ações relativas à prevenção de acidentes de trânsito em âmbito municipal. Justificativa: A realização do PET-VS, uma parceria entre Sistema Único de Saúde e Ministério da Educação, fortalece ações de vigilância e expansão dos cenários de prática, colaborando tanto na formação dos profissionais quanto na integração acadêmica-serviço na Vigilância em Saúde. Descrição da experiência: Nove acadêmicos dos cursos da área da saúde da UFSC são orientados por duas profissionais da SMS-Florianópolis e tutoriados por um professor epidemiologista da UFSC. O PET oportuniza aos alunos aplicarem na prática os conceitos teóricos adquiridos na universidade. Foram realizadas revisões bibliográficas e, após, os alunos manusearam bancos de dados relevantes ao Projeto. Em paralelo, a Vigilância Epidemiológica elaborou o 2º Boletim Epidemiológico 2013 de Florianópolis sobre acidentes de trânsito e os alunos participaram da confecção do mesmo, compilando informações dos bancos de dados. Como forma avaliativa, criou-se um portfólio para relato das experiências pessoais e produções no PET, com o intuito de estabelecer uma visão longitudinal do desenvolvimento e evolução dos acadêmicos. Efeitos alcançados: Os acadêmicos elaboraram o 2º Boletim Epidemiológico e receberam uma base teórica sobre Epidemiologia e Saúde Pública. Por fim, discutiu-se sobre a elaboração do perfil epidemiológico e do impacto das injúrias relacionadas ao trânsito no município de Florianópolis. Recomendações: A oportunidade de participar do PET é uma experiência única. Enriquece-se tanto no campo acadêmico como pessoal, aprendendo a trabalhar em grupo, ouvir e compartilhar visões e interpretações distintas de mundo. Almeja-se colaborar com a sociedade no sentido de estimular a formulação de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito.

Palavras-chave


PET Vigilância em Saúde; Integração serviço-ensino; Acidentes de transporte

Referências


1. BOTELHO,L.J.; DIESEL, L.Acidentologia. Risco e Prevenção – uma visão multidisciplinar. Florianópolis, Ed. Ilha Mágica, 2010.

2. FORATTINI, O. P. Epidemiologia Geral. Ed. Artes Médicas. 1996

3. Impactos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras – Relatório Executivo – Brasília: IPEA/DENATRAN/ANTP, 2006.

4. JORGE, M. H. M. Epidemiologia dos Acidentes de Tráfego. Revista de Saúde Pública. Volume 31, Suplemento Agosto, 1997. Faculdade de Saúde Pública - Universidade de Saúde Pública. São Paulo.

5. MARÍN, L.; QUEIROZ, M. S. Atualidade dos acidentes de trânsito na era da velocidade uma visão geral. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro. 16(1):7-21, jan-mar-2000.

6. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Edital no 28, de 15 de dezembro de 2011 - Seleção de projetos de Instituições de Educação Superior. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/edital_28_petvigi_23nov2012.pdf>

7. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências. Portaria GM/MS Nº 737 DE 16/05/01. Disponível em: < http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/politica_promocao.pdf>