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RELEVÂNCIA DA AÇÃO PONTUAL NA PRÁTICA EDUCATIVA COM CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA
Resumo
Caracterização do problema: A prática de Educação em Saúde é compreendida como uma ação realizada junto a grupos sociais a partir de campos de conhecimento que compõem as áreas interdisciplinares da saúde e da educação. Ela deve ser abordada não apenas como uma educação sanitarizada ou focada somente na saúde, e sim englobar experiências e conhecimentos dos sujeitos que participam, propondo um movimento contínuo de diálogo e troca de experiências, que venham a favorecer estímulos para mudanças individuais e coletivas. Buscou-se observar as várias facetas do conceito de educação, com enfoque na participação social em movimentos e ações coletivas. Descrição da experiência: Este trabalho teve como embasamento prático e teórico a ação social realizada pelos alunos do segundo período de medicina da FAMENE e artigos científicos da base de dados do Scielo e Pubmed. A atividade, que teve como tema a sustentabilidade voltada para o público infantil, aconteceu no dia vinte e dois de outubro do corrente ano na comunidade Girassol, localizada no bairro Valentina Figueiredo da cidade de João Pessoa – PB. A análise a partir da ação foi do tipo qualitativa e de natureza exploratória. A ação teve dois momentos: o primeiro com situações que ensinassem a utilizar o meio ambiente de forma sustentável; e o segundo, mais dinâmico, com uma gincana de perguntas e respostas a cerca do tema e com plantação de mudas em garrafas recicláveis. Efeitos alcançados: De acordo com o conceito amplo de educação, as crianças adquiriram conhecimentos, a partir de atividades didáticas, sobre sustentabilidade. Houve o aprendizado da necessidade da coleta seletiva do lixo, da economia de energia e da reutilização da água. Recomendações: De acordo com a experiência relatada, observa-se a importância da ação pontual na prática educativa em saúde para a formação sócio-educativa das crianças da comunidade.
Palavras-chave
PALAVRAS-CHAVE: saúde coletiva, educação sanitária, sustentabilidade