Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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RELEVÂNCIA DA AÇÃO PONTUAL NA PRÁTICA EDUCATIVA COM CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA
Mariana Freire Medeiros de Araújo, Zildene Êmile Gomes Lacerda, Willams Germano Bezerra Segundo, Gustavo José Carvalho de Oliveira, Nathália Maria Medeiros Camelo, Weruskha Abrantes Soares Barbosa

Resumo


Caracterização do problema: A prática de Educação em Saúde é compreendida como uma ação realizada junto a grupos sociais a partir de campos de conhecimento que compõem as áreas interdisciplinares da saúde e da educação. Ela deve ser abordada não apenas como uma educação sanitarizada ou focada somente na saúde, e sim englobar experiências e conhecimentos dos sujeitos que participam, propondo um movimento contínuo de diálogo e troca de experiências, que venham a favorecer estímulos para mudanças individuais e coletivas. Buscou-se observar as várias facetas do conceito de educação, com enfoque na participação social em movimentos e ações coletivas. Descrição da experiência: Este trabalho teve como embasamento prático e teórico a ação social realizada pelos alunos do segundo período de medicina da FAMENE e artigos científicos da base de dados do Scielo e Pubmed. A atividade, que teve como tema a sustentabilidade voltada para o público infantil, aconteceu no dia vinte e dois de outubro do corrente ano na comunidade Girassol, localizada no bairro Valentina Figueiredo da cidade de João Pessoa – PB. A análise a partir da ação foi do tipo qualitativa e de natureza exploratória. A ação teve dois momentos: o primeiro com situações que ensinassem a utilizar o meio ambiente de forma sustentável; e o segundo, mais dinâmico, com uma gincana de perguntas e respostas a cerca do tema e com plantação de mudas em garrafas recicláveis. Efeitos alcançados: De acordo com o conceito amplo de educação, as crianças adquiriram conhecimentos, a partir de atividades didáticas, sobre sustentabilidade. Houve o aprendizado da necessidade da coleta seletiva do lixo, da economia de energia e da reutilização da água. Recomendações: De acordo com a experiência relatada, observa-se a importância da ação pontual na prática educativa em saúde para a formação sócio-educativa das crianças da comunidade.

Palavras-chave


PALAVRAS-CHAVE: saúde coletiva, educação sanitária, sustentabilidade