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INCLUSÃO DO USUÁRIO NA REDE ASSISTENCIAL E QUALIDADE DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Caracterização do problema: A rede assistencial consiste em uma forma organizacional do Sistema Único de Saúde (SUS), que promove a integração sistêmica de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada (BRASIL, 2010). Com base no princípio da integralidade e do agir em saúde, os serviços devem ofertar ações de promoção à saúde, prevenção dos fatores de risco, assistência aos danos e reabilitação segundo a dinâmica do processo saúde-doença. A correlação entre a rede assistencial e a integralidade dos serviços interfere diretamente na qualidade da saúde dos usuários, apresentando resolutividade às suas necessidades. O objetivo do trabalho foi comparar a visão conceitual da integralidade e rede assistencial em saúde com a assistência prestada a usuário do SUS a partir da atenção primária. Descrição da experiência: Trabalho de análise qualitativa, exploratória, a partir de vivência prática em Unidade de Saúde da Família (USF), durante visita domiciliar a usuário adscrito, proposta pela disciplina ISEC III, por alunos do terceiro período de medicina. A realidade vivenciada foi analisada com base em discussões anteriores em sala de aula, com embasamento teórico em artigos científicos. Efeitos Alcançados: A ideia da integralidade na assistência à saúde pretende unificar ações preventivas, curativas e de reabilitação; proporcionar o acesso a todos os recursos tecnológicos de que o usuário necessita, desde visitas domiciliares até os de alta complexidade hospitalar (VIEGAS, 2010). O cuidado integral é pleno, feito com base no ato acolhedor do profissional de saúde, no estabelecimento de vínculo e na responsabilização diante do seu problema (FRANCO, 2003). No caso, o usuário não teve suas necessidades atendidas, pois os profissionais da Unidade não se responsabilizaram pelo cuidado. Em decorrência desse fato, o usuário apresentou agravamento rápido de seu caso clínico. Recomendações: Após análise da evolução clínica do usuário, pode-se concluir que a deficiência da assistência oferecida, seja pela descontinuidade, desqualificação ou irresponsabilidade, reflete direta e negativamente na qualidade de saúde dos indivíduos.
Palavras-chave
Integração. Visita Domiciliar. Atenção à Saúde.
Referências
Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização. – Brasil : Ministério
da Saúde, 2010.
VIEGAS, S. M. F. A integralidade no cotidiano da estratégia saúde da família em municípios do Vale do Jequitinhonha . Belo Horizonte: 2010
Franco, Túlio Batista. Fluxograma Descritor e Projetos Terapêuticos em Apoio ao Planejamento: o caso de Luz (MG); in Merhy, E.E. et al, O Trabalho em Saúde: Olhando e Experienciando o SUS no Cotidiano. Hucitec, São Paulo, 2003