Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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INCLUSÃO DO USUÁRIO NA REDE ASSISTENCIAL E QUALIDADE DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Alana Talline de Sousa Rocha, Sarah Mariz Queiroga Veras Pinto, Marília Belmont Magalhães de Souza, Anesla Yanne de Araújo Lira, Marina Guedes Souza, Cleyton Cézar Silva

Resumo


Caracterização do problema: A rede assistencial consiste em uma forma organizacional do Sistema Único de Saúde (SUS), que promove a integração sistêmica de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada (BRASIL, 2010). Com base no princípio da integralidade e do agir em saúde, os serviços devem ofertar ações de promoção à saúde, prevenção dos fatores de risco, assistência aos danos e reabilitação segundo a dinâmica do processo saúde-doença. A correlação entre a rede assistencial e a integralidade dos serviços interfere diretamente na qualidade da saúde dos usuários, apresentando resolutividade às suas necessidades. O objetivo do trabalho foi comparar a visão conceitual da integralidade e rede assistencial em saúde com a assistência prestada a usuário do SUS a partir da atenção primária. Descrição da experiência: Trabalho de análise qualitativa, exploratória, a partir de vivência prática em Unidade de Saúde da Família (USF), durante visita domiciliar a usuário adscrito, proposta pela disciplina ISEC III, por alunos do terceiro período de medicina. A realidade vivenciada foi analisada com base em discussões anteriores em sala de aula, com embasamento teórico em artigos científicos. Efeitos Alcançados: A ideia da integralidade na assistência à saúde pretende unificar ações preventivas, curativas e de reabilitação; proporcionar o acesso a todos os recursos tecnológicos de que o usuário necessita, desde visitas domiciliares até os de alta complexidade hospitalar (VIEGAS, 2010). O cuidado integral é pleno, feito com base no ato acolhedor do profissional de saúde, no estabelecimento de vínculo e na responsabilização diante do seu problema (FRANCO, 2003). No caso, o usuário não teve suas necessidades atendidas, pois os profissionais da Unidade não se responsabilizaram pelo cuidado. Em decorrência desse fato, o usuário apresentou agravamento rápido de seu caso clínico. Recomendações: Após análise da evolução clínica do usuário, pode-se concluir que a deficiência da assistência oferecida, seja pela descontinuidade, desqualificação ou irresponsabilidade, reflete direta e negativamente na qualidade de saúde dos indivíduos.

Palavras-chave


Integração. Visita Domiciliar. Atenção à Saúde.

Referências


Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização. – Brasil : Ministério

da Saúde, 2010.

 

VIEGAS, S. M. F. A integralidade no cotidiano da estratégia saúde da família em municípios do Vale do Jequitinhonha . Belo Horizonte: 2010

 

Franco, Túlio Batista. Fluxograma Descritor e Projetos Terapêuticos em Apoio ao Planejamento: o caso de Luz (MG); in Merhy, E.E. et al, O Trabalho em Saúde: Olhando e Experienciando o SUS no Cotidiano. Hucitec, São Paulo, 2003