Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Alana Talline de Sousa Rocha, Sarah Mariz Queiroga Veras Pinto, Marília Belmont Magalhães de Souza, Weruskha Abrantes Barbosa

Resumo


Caracterização do problema: Os aspectos que envolvem o processo saúde/doença na infância relacionam-se, principalmente, à precariedade de ações de educação em saúde que promovam o autocuidado e orientações básicas de higiene para as crianças (CARDOSO; LEICHTWEIS, 2007). Nesse contexto, ações de promoção da saúde e prevenção de agravos tornam-se elementos essenciais na promoção de uma qualidade de vida adequada para essa faixa etária. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de Medicina na prática da educação em saúde para crianças. Descrição da experiência: Trata-se de estudo descritivo, exploratório, desenvolvido a partir de vivência prática em Unidade de Saúde da Família, durante realização de Ação de Saúde promovida por alunos do segundo período da FAMENE, proposta pela disciplina ISEC II. A atividade foi realizada em sala personalizada para crianças, decorada com balões coloridos, mesinhas e cadeiras infantis. Abordou-se a importância da higiene adequada, boa alimentação e cuidados para prevenção de acidentes domésticos, através de conversa, encenação, desenhos e pinturas. Após a atividade, as crianças participantes foram premiadas com brinquedos. Efeitos alcançados: “No cuidado à criança sempre há espaços para a educação em saúde. As ações educativas devem partir da realidade por ela vivida, numa relação verdadeiramente dialógica” (GÓES; CAVA, 2009). Durante a Ação foi possível perceber o interesse das crianças em participar das atividades, relatando seus hábitos diários, questionando situações, aceitando as orientações e relacionando-as ao seu cotidiano. É interessante ressaltar a importância dos brindes como estímulo para a participação das mesmas. Recomendações: A educação em saúde pode contribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida de uma população. Em se tratando de crianças, que apresentam maior vulnerabilidade e estão expostas a diversos fatores de risco, esse processo torna-se ainda mais importante. Diante disso, ratifica-se a necessidade de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças direcionadas para a população infantil, bem como a utilização de estratégias adequadas para a efetividade de tais ações.

Palavras-chave


Educação em Saúde. Crianças. Qualidade de vida.

Referências


Queiroz MVO, Jorge MSB. Ações educativas no cuidado infantil e intervenções dos profissionais junto às famílias. Acta Scientiarum. Health Sciences. 2004

 

 

CARDOSO, Daniela Habekost; LEICHTWEIS, Beatriz Furtado. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Incentivando o autocuidado de crianças em uma unidade de tratamento pediátrico. XVI CIC UFPel. Rio de Janeiro, 2007.

 

 

Fernanda Garcia Bezerra Góes; Angela Maria La Cava. A concepção de educação em saúde do enfermeiro no cuidado à criança hospitalizada. Revista eletrônica de Enfermagem, 2009.