Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS TRABALHADORES DO SUS: O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO NACIONAL?
Renata D. Sousa, Ana Cláudia C. G. Germani

Resumo


Estudos apontam que a saúde dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido comprometida por uma crescente desvalorização dos profissionais, precarização das relações de trabalho, baixos investimentos na educação permanente e pouca participação na gestão. Interessante notar como se dá o enfrentamento do problema da Promoção da Saúde do trabalhador pela legislação nacional. A Norma Regulamentadora (NR) 32 é uma referência na inscrição do tema da saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde na legislação, pois estabelece medidas de proteção à segurança e à saúde desses trabalhadores. Ao analisar os campos de aplicação desta NR encontramos um direcionamento aos riscos biológicos, químicos, físicos e a organização do ambiente de trabalho. Entretanto, a partir de um conceito ampliado de saúde é possível identificar que a ênfase restrita aos riscos ocupacionais se torna insuficiente. A partir dessa problematização emergem outras propostas como a Política Nacional de Humanização, que busca por meio da autonomia, do protagonismo, da democratização das relações de trabalho e da educação permanente um novo olhar para o cuidado dos sujeitos que estão implicados no processo de produção da saúde. Nesta direção, para além da ausência de doenças ou controle de riscos e com foco na qualidade de vida, torna-se necessário compreender como a Promoção da Saúde dos trabalhadores do SUS tem sido contemplada na legislação nacional. Objetivo: Selecionar e analisar documentos da legislação nacional que tenham como foco a Promoção da Saúde dos trabalhadores do SUS. Método: Foi realizada uma revisão narrativa da legislação nacional, disponível nos sites dos Ministérios da Saúde, do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, tendo como critério de inclusão a abordagem de forma direta ou indireta da temática da Promoção da Saúde dos trabalhadores do SUS. Resultados: Foram selecionados quatro documentos: Política Nacional de Promoção da Saúde; Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho; Protocolo Nº 008/2011 que institui as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde - SUS e a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. A análise dos documentos está em andamento e tem como referencial a discussão de políticas públicas feitas por Dallari. Conclusão: O caráter recente dos documentos (publicados a partir de 2006) aponta para oportunidade de discussão sobre a temática. Espera-se que o trabalho contribua para o pensar na construção de políticas nacionais que apoiem a promoção da saúde do trabalhador do SUS.

Palavras-chave


Promoção da Saúde; Trabalhador do SUS; Sistema Único de Saúde

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 687, de 30 de março de 2006. Aprova a Política Nacional de Promoção da Saúde - PNPS. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria%20687.pdf>. Acesso em: 14 outubro 2013.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Decreto nº 7.602, de 7 de novembro de 2011. Regulamenta a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7602.htm>. Acesso em: 15 de outubro 2013.

 

BRASIL. Protocolo nº008/2011 - Institui as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde - SUS. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/protocolo008_saudedotrabalhador1.pdf>. Acesso em: 16 outubro 2013.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.823/GM, de 23 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt1823_23_08_2012.html>. Acesso em: 16 outubro 2013.

 

DALLARI, M.P Direito Administrativo e Políticas Públicas. São Paulo: Editora Saraiva, 2002.