Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INFUSÃO DE VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM APLICAÇÃO DA TERAPIA EXPRESSIVA DURANTE SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA NO HUAP-UFF
Lenita Barreto Lorena Claro, Denise Vianna, Anna Alice Amorim Mendes, Ingrid Lemos Costa, Priscylla Kellen da Luz Barros

Resumo


Caracterização do problema A integralidade da atenção aos portadores de doenças graves, como o câncer, o apoio aos seus familiares e o suporte aos profissionais que os assistem, são desafios que se impõe ao sistema de saúde. Descrição da experiência A ação Infusão de Vida, que integra o Programa Terapia Expressiva como veículo de Cuidado Integral no Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense,  oferece sessões coletivas de terapia expressiva aos pacientes que recebem quimioterapia no Núcleo de Atenção Oncológica (NAO) do HUAP, desde abril de 2011. A ação é efetuada por  equipe interdisciplinar composta por profissionais de saúde que são alunos do curso “Cuidar de Si com Arte”, também oferecido pelo programa; arteterapeutas voluntários e estudantes de diversos cursos da UFF, coordenados por médica e arteterapeuta. A ação Tempo de Espera estende as sessões de Terapia Expressiva aos familiares e cuidadores na sala de espera do Núcleo. O staff que atua no setor tem se envolvido cada vez mais e participado das atividades expressivas, o que contribui para seu cuidado e  humanização do ambiente do NAO. Efeitos alcançados A cada ano são oferecidas cerca de 45 sessões, atingindo em média 250 pacientes. Os seguintes efeitos têm sido observados pela equipe e relatados pelos pacientes: ocupação agradável do tempo, de forma proveitosa e significativa; mudanças de humor e alívio de sintomas; possibilidade de expressão de sentimentos; reflexão, reorganização da psique e renovação de perspectivas; incentivo à criatividade; maior desenvolvimento de recursos para lidar com a doença; aproximação afetiva entre pacientes e profissionais do setor e facilitação dessas relações. A ação proporciona humanização do ambiente do NAO, tornando-o mais acolhedor. Recomendações: As sessões de terapia expressiva, ao promover a autoexpressão e facilitar o desenvolvimento de estratégias criativas no cuidado de si, proporcionaram benefícios emocionais e físicos, e até reformulações mais profundas da relação com a vida, tanto para pacientes, seus familiares e cuidadores, como para os profissionais de saúde que com eles interagem. Metodologia flexível, bem aceita por pacientes e staff, pode ser aplicada em pequenos espaços, com materiais simples e reciclados, inclusive a pacientes com deficiências físicas e psíquicas. A capacitação da equipe é fundamental para o sucesso da intervenção.

Palavras-chave


terapia expressiva; humanização; integralidade

Referências


Bar-Sela G., Atid L., Danos S., GabayN. & Epelbaum R. (2007) Art therapyimproved depression and influencedfatigue levels in cancer patients onchemotherapy. Psycho-Oncology 16,980–984.

Borgmann E. (2002) Art therapy with threewomen diagnosed with cancer. The Artsin Psychotherapy 29, 245–251.

Breslow D.M. (1993) Creative arts forhospitals: the UCLA experiment.Patient Education and Counseling 21,101–110.

Collie K., Bottorff J.L. & Long B.C. (2006) A narrative view of art therapy and artmaking by women with breast cancer. Journal of Health Psychology11, 761–775.

Deane K.,Fitch M.& Carman M.(2000) An innovative art therapy program for cancer patients. Canadian Oncology Nursing Journal 10, 147–151.

Forzoni S., Perez M., Martignetti A. & Crispino S. (2010) Art therapy withcancer patients during chemotherapy sessions: an analysis of the patients’ perceptionof helpfulness. Palliative and Supportive Care8, 41–48.

Vasconcellos E.A. (2004) Imagens Simbólicasno Adoecer: estudo descritivo sobreo processo arteterapêutico de pacientesoncológicos. Tese de Doutorado. UniversidadeEstadual de Campinas.

Vasconcellos E.A. & Giglio J.S. (2007)Introdução da arte na psicoterapia:enfoque clínico e hospitalar. Estudos dePsicologia (Campinas)24, 375–383.