Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: UM CAMINHO ÉTICO EM CONSTRUÇÃO
Maria Elisa Borges, Luciana Alves de Oliveira

Resumo


Caracterização do problema: As novas políticas de formação profissional na área de saúde prezam pela multi e transdisciplinaridade, intersetorialidade e atentam-se para aspectos locais, estimulando a formação para o SUS (BRASIL, 2006). A Residência Multiprofissional em Saúde faz parte desse contexto. As várias facetas que envolvem o cuidado reforçam o quanto ele é complexo e que exige a concretização da integralidade do cuidado à saúde (PESSINI, 2013). As diversas dimensões do indivíduo interferem no desenvolvimento de competências e habilidades dos profissionais de saúde. A interação com paciente e familiares muitas vezes torna-se fragilizada pela elevada demanda de serviço no ambiente hospitalar. Apesar de prezar pelo processo de humanização, a equipe multiprofissional não tem tempo para cuidar de si, não se sente valorizada, não é ouvida, portanto, não conseguem ouvir e cuidar de forma humanizada. Descrição de experiência: A disciplina de Bioética busca rupturas na dinâmica, geralmente mecanicista, presente no ambiente hospitalar, trazendo reflexões e diálogos sobre situações de conflitos presentes no cotidiano do cuidado. Nesse contexto observamos a dificuldade desses profissionais em realizar procedimentos não técnicos, ou seja, o acolhimento à dor do outro. Por isso, adotamos em turma da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas/UFG em 2012, estratégias lúdicas para discutir as temáticas propostas na disciplina Bioética. Assim, adotamos como formas de expressão do conteúdo da disciplina confecção de cartazes e textos, a verbalização e, para auxiliar no processo, usamos música, poesia e provérbios. Além disso, como resposta às necessidades do grupo para aliviar a tensão e estresse, foram realizadas dinâmicas com alongamentos, exercícios de respiração, dança, canto, brincadeiras e lanches coletivos. Houve também a “sessão pipoca” em ambientes distintos: no cinema e exibição de filmes em sala de aula. Efeitos alcançados: Os residentes participaram ativamente das propostas apresentadas na disciplina, acolhendo e trazendo suas queixas, seus anseios e conflitos. Destaca-se que nos encontros da disciplina, eles tornaram-se mais abertos, participativos e manifestavam que saiam mais aliviados por ser sentirem ouvidos e respeitados. Recomendações: Adoção de novas estratégias para educação permanente, bem como sensibilizar os residentes no processo do cuidado e no próprio cuidado.

Palavras-chave


residência multiprofissional; bioética; cuidado

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

PESSINI, L. Bioética e cuidado do bem-estar humano: ética, humanização e vocação como desafio para os profissionais da saúde. Disponível em: <http://www.redadultosmayores.com.ar/buscador/files/BIOET004.pdf > acesso em 12 nov. 2013.