Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A MÚSICA E O LÚDICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Ana Paula Goncalves Chuengue

Resumo


A Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro visando multiplicar esforços para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população, idealizou a criação de Espaços Lúdicos dentro das Unidades de Saúde. A primeira Unidade a receber o espaço foi a Clínica de Saúde da Família Zilda Arns no Complexo do Alemão. O complexo do alemão é uma região atualmente ocupada pela polícia através das unidades de polícia pacificadora. É uma região favelizada que contêm condições de vida em níveis baixos de renda e dentro destes níveis encontram-se diferenças de estímulo e histórias familiares complexas. As crianças de comunidades pobres enfrentam além da violência estrutural, a violência simbólica que as instituições promovem por meio de imposição de valores e saberes alheios aos interesses das pessoas das favelas. O coral liga dos cantantes é um projeto da SMS e de promoção de saúde que visa a interação e tenta proporcionar um espaço de diálogo com as famílias utilizando a música como ferramenta para o desenvolvimento das crianças. A música é um valioso instrumento de aprendizado e vínculo com ela observa-se que as crianças obtêm ganhos na memória, no aprendizado, no ritmo, na convivência em grupo. E um sentimento de complementariedade e coletividade que tem se criado dentro da identidade de grupo que o coral tem criado na vida das crianças e famílias que participam. O repertório que vem sendo utilizado trabalha com músicas que retomam ritmos brasileiros e que tenham letras voltadas para o público infantil. É dever de um projeto como este respeitar as singularidades locais, os gostos das crianças e as suas preferências musicais. Nos primeiros atendimentos nesta localidade foi identificada uma série de agravos à saúde das crianças como: dificuldades no aprendizado, dificuldade de comunicação e de linguagem, conflitos familiares, problemas psicológicos, crianças em situações de violência e em vulnerabilidade social. A introdução da música no espaço lúdico através do coral tem se direcionado para a superação de algumas dessas dificuldades encontradas. O início do coral aconteceu com apenas dez crianças. Apesar de a legislação educacional brasileira reconhecer a importância da arte na formação e no desenvolvimento de crianças e jovens, muitas crianças ainda não tinham a música ao seu alcance e nunca haviam participado de um coral. Segundo Nogueira (2003) a música contribui para o desenvolvimento da criança, tanto no aspecto cognitivo, quanto nos aspectos afetivo e social. O indivíduo desenvolve sua cultura de arte, fazendo, conhecendo e apreciando produções artísticas. Este processo irá trabalhar a sua percepção, aprendizagem, imaginação, suas formas de expressão e comunicação. Produzindo trabalhos artísticos e conhecendo formas de executá-lo na sua cultura e em outras, a criança entenderá a sociedade e a diversidade de valores que estimulam seu modo de agir e pensar (PCN-ARTE, 1998).

Palavras-chave


promoção da saúde - artes e saúde

Referências


Programa Curricular Nacional de Artes e Música - PCN-ARTE, 1998

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. “Política Nacional de Promoção da Saúde”. Departamento de atenção Básica. (Séries Pacto Pela Saúde, v. 7). Brasília: Ministério da Saúde, 2006b.

BOURDIEU, Pierre. “O poder simbólico”. 8 ed, Rio de Janeiro: Bertrand, 2005.

BUSS, Paulo. “Uma introdução ao Conceito de Promoção da Saúde”. In: Czerenia, D & Freitas, C. M. (org.). “Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências”. 4ª ed. Rio de Janeiro. Editora Fiocruz. FIOCRUZ, 2004.  BUSS, Paulo. “Promoção da saúde e qualidade de vida”. Ciência & Saúde Coletiva, 5(1):163-177, 2000.