Tamanho da fonte:
ESTIMATIVA RÁPIDA PARTICIPATIVA PARA UM DIAGNÓSTICO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE GOIÁS
Resumo
Introdução: A Estimativa Rápida Participativa (ERP) consiste em um método rápido e eficaz para o diagnóstico em saúde por meio de um planejamento que contribui para a identificação das necessidades de grupos a partir da própria população e em conjunto com os profissionais de saúde. Objetivos: Realizar a ERP de uma micro área de atuação da Equipe de Saúde da Família de um município de Goiás. Relato de Experiência: O trabalho foi desenvolvido durante a disciplina: Metodologia Ativa em Ensino na Saúde e seguiu as seguintes etapas: os registros escritos - Fichas A, as entrevistas com roteiro semi - estruturado com informantes chave e a observação in loco. O estudo foi conduzido nos meses de maio a junho/2012. Foram analisadas 142 Fichas “A” do Sistema de Informação da Atenção Básica, totalizando 443 habitantes e posteriormente, eleitos três informantes. Resultados e Conclusões: Da análise das Fichas “A” observou-se uma população composta de 68% de maiores de 15 anos de idade, 50,5% do sexo masculino; 67,9% alfabetizados; 27% utilizavam ônibus como meio de transporte; 71,8% usavam a rede pública de abastecimento e 28,2% usavam poço ou nascente; 94,1% consumiam água filtrada e 2,9% água sem tratamento. A doença prevalente foi a hipertensão, apresentada por 7,9%. Por meio de entrevistas e observações in loco foi possível levantar problemas como: falta de segurança pública, tráfico de drogas, frequência de gravidez na adolescência, falta de locais para lazer e coleta de lixo inadequada. Os informantes revelaram que grande parte da população encontra-se satisfeita com o perfil de atendimento prestado pelas Unidades de Saúde da Família no Município. CONCLUSÃO: Percebe-se que a ERP consiste em um método prático, com metodologia de simples execução que permite aos profissionais inteirarem-se dos problemas da comunidade facilitando a construção de estratégias eficazes para a Educação em Saúde e também tendo maior elo com a comunidade junto ao Sistema Único de Saúde, colaborando com as construções de estratégias que estimulem a iniciativa das pessoas da comunidade.
Palavras-chave
Unidade Básica de Saúde, Planejamento em saúde, Programa Saúde da Família, Educação em saúde
Referências
Marincek, DM, Rocha,ACR,Estmativa Rápida Participativa do PSF Vila Mariana-ferramenta para o planejamento da atuação da equipe de saúde.Paracatu,2006.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sistema de Informação da Atenção Básica.
Paracatu: Ministério da Saúde, 2001,2005,2006.
MENDES, E.V. (org.) Distrito Sanitário: o processo social de mudança das práticas
sanitárias do Sistema Único de Saúde. São Paulo: HUCITEC/ABRASCO, 1999.
SANTOS, M. H. A. V.; FIGUEIREDO, M. I. T.; BORGES, O.; SANTANA, Z. H.; MONEGO, E. T. - Diagnóstico em saúde coletiva - ferramenta para o planejamento da equipe de saúde da família do setor Vila Nova. Gurupi (TO). Revista da UFG, Vol. 6, No. Especial, dez 2004 on line (www.proec.ufg.br)