Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ESTIMATIVA RÁPIDA PARTICIPATIVA PARA UM DIAGNÓSTICO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE GOIÁS
Kênia Alessandra de Araujo Celestino, Nilce da Silva Costa Campos, Glenda Batista de Almeida Andrade, Karla Siqueira Lottermann, Ademar Azevedo Soares Júnior, Valdecina Rodrigues Quirino, Rogério Figueredo

Resumo


Introdução: A Estimativa Rápida Participativa (ERP) consiste em um método rápido e eficaz para o diagnóstico em saúde por meio de um planejamento que contribui para a identificação das necessidades de grupos a partir da própria população e em conjunto com os profissionais de saúde. Objetivos: Realizar a ERP de uma micro área de atuação da Equipe de Saúde da Família de um município de Goiás. Relato de Experiência: O trabalho foi desenvolvido durante a disciplina: Metodologia Ativa em Ensino na Saúde e seguiu as seguintes etapas: os registros escritos - Fichas A, as entrevistas com roteiro semi - estruturado com informantes chave e a observação in loco. O estudo foi conduzido nos meses de maio a junho/2012. Foram analisadas 142 Fichas “A” do Sistema de Informação da Atenção Básica, totalizando 443 habitantes e posteriormente, eleitos três informantes. Resultados e Conclusões: Da análise das Fichas “A” observou-se uma população composta de 68% de maiores de 15 anos de idade, 50,5% do sexo masculino; 67,9% alfabetizados; 27% utilizavam ônibus como meio de transporte; 71,8% usavam a rede pública de abastecimento e 28,2% usavam poço ou nascente; 94,1% consumiam água filtrada e 2,9% água sem tratamento. A doença prevalente foi a hipertensão, apresentada por 7,9%. Por meio de entrevistas e observações in loco foi possível levantar problemas como: falta de segurança pública, tráfico de drogas, frequência de gravidez na adolescência, falta de locais para lazer e coleta de lixo inadequada. Os informantes revelaram que grande parte da população encontra-se satisfeita com o perfil de atendimento prestado pelas Unidades de Saúde da Família no Município. CONCLUSÃO: Percebe-se que a ERP consiste em um método prático, com metodologia de simples execução que permite aos profissionais inteirarem-se dos problemas da comunidade facilitando a construção de estratégias eficazes para a Educação em Saúde e também tendo maior elo com a comunidade junto ao Sistema Único de Saúde, colaborando com as construções de estratégias que estimulem a iniciativa das pessoas da comunidade.

Palavras-chave


Unidade Básica de Saúde, Planejamento em saúde, Programa Saúde da Família, Educação em saúde

Referências


Marincek, DM, Rocha,ACR,Estmativa Rápida Participativa do PSF Vila Mariana-ferramenta para o planejamento da atuação da equipe de saúde.Paracatu,2006.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sistema de Informação da Atenção Básica.

Paracatu: Ministério da Saúde, 2001,2005,2006.

MENDES, E.V. (org.) Distrito Sanitário: o processo social de mudança das práticas

sanitárias do Sistema Único de Saúde. São Paulo: HUCITEC/ABRASCO, 1999.

 

 

SANTOS, M. H. A. V.; FIGUEIREDO, M. I. T.; BORGES, O.; SANTANA, Z. H.; MONEGO, E. T. - Diagnóstico em saúde coletiva - ferramenta para o planejamento da equipe de saúde da família do setor Vila Nova. Gurupi (TO). Revista da UFG, Vol. 6, No. Especial, dez 2004 on line (www.proec.ufg.br)