Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE
Alexandre Pareto da Cunha, Vania Marli S. Backes

Resumo


Introdução: a docência nem sempre é a primeira escolha de atuação para a maioria dos trabalhadores da saúde. Surge de maneira inesperada ou de forma gradual, como uma atividade extra. Estudar o fazer docente desde uma perspectiva centrada na compreensão do raciocínio e ação pedagógica constitui um desafio e uma oportunidade em contribuir com elementos que poderão ser incorporados às experiências de formação docente do ensino superior na área da saúde. Objetivos: compreender o processo de construção e prática do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo realizado pelo docente nos cursos de Enfermagem e Medicina com vistas à formação para a Atenção Básica em Saúde. Método: pesquisa descritiva, exploratória-analítica, de abordagem qualitativa. Os sujeitos foram dois docentes de cursos universitários de uma instituição pública da região sul do Brasil. Um do curso de enfermagem e um de medicina. A coleta de dados foi feita por triangulação de técnicas composta por observação não participante, entrevistas semi-estruturadas e investigação documental. A análise dos dados foi embasada na “Proposta Operativa” de Minayo, (2010). Resultados Parciais: apontam para o surgimento de 3 categorias: descompasso entre docente e preceptores nos objetivos traçados no plano de ensino da medicina; aproximação inicial dos estudantes com a realidade social e ambiental da população favorece o fortalecimento do SUS;   o domínio do conteúdo, do contexto educacional e da realidade social à qual o aluno pertence favorece a ruptura de preconceitos e expectativas equivocadas em relação ao trabalho dos profissionais da saúde no SUS. Conclusão: há uma lacuna entre o que se pretende com a aproximação dos alunos tanto de medicina quanto de enfermagem à realidade do serviço de atenção básica. Os elementos contidos no processo de raciocínio e ação pedagógicos dos docentes dos dois cursos representam a complexidade que incide sobre o ensino em saúde quando se pretende unir a teoria e a prática em prol do fortalecimento dos serviços do SUS. Exalta-se o trabalho realizado nos dois cursos pelos docentes, pois apesar de todas as dificuldades aparentes a consecução dos objetivos estipulados nos planos de ensino demonstrou a capacidade destes em contornar e transformar obstáculos em oportunidades de aprendizagem para seus alunos.

Palavras-chave


educação na saúde; conhecimento pedagógico do conteúdo; sistema único de saúde

Referências


MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: pesquisaqualitativa em saúde. São Paulo:Hucitec; 2010. p. 269SHULMAN, L. S. Conocimiento y Enseñanza:fundamentos de la nueva reforma. Revistade currículum y formación del profesorado, v.9, n.2, p.30. 2005.