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AJUDA MÚTUA ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA E ESCOLARES DO 8º ANO PRIMÁRIO PARA CONSTRUIR UM PROGRAMA DE SEXUALIDADE SAUDÁVEL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FLORIANÓPOLIS
Resumo
Caracterização do problema: Estudos da Organização Mundial da Saúde revelam que 22% dos adolescentes iniciam atividade sexual aos 15 anos de idade e a Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar aponta que 30,5 % dos escolares de 9º ano de ensino fundamental já tiveram relação sexual. A iniciação sexual precoce está associada com o não uso ou uso inadequado de preservativos e suas consequências. Desde o ano 2000, Santa Catarina está entre os cinco estados com maiores taxas de contaminação com HIV e no ano de 2009 a região sul destacou-se com a maior taxa no Brasil, com 12,6/100.000 habitantes entre 13-24 anos. Do total de partos atendidos no SUS em 2007, 55% foram de adolescentes e jovens entre 10-24 anos. Descrição da experiência: Acadêmicos e professores da Universidade Federal de Santa Catarina elaboraram um programa em 2012 para criar um vínculo de apoio sobre educação sexual entre acadêmicos de medicina e estudantes das escolas públicas de Florianópolis. As escolas beneficiadas são cadastradas no Programa Saúde na Escola e foram selecionadas conforme as vulnerabilidades levantadas pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Os acadêmicos de medicina enviaram uma carta de interesse e os selecionados receberam bolsa de extensão universitária. As atividades são planejadas e realizadas por duplas de acadêmicos e professor receptor inseridos em sala de aula em horário regular. As intervenções têm cunho multidisciplinar e buscam grande participação dos alunos, com jogos, desenhos, bonecos ou slides. Efeitos alcançados: Atualmente o programa conta com 5 professores universitários, 18 acadêmicos de medicina atuando em 8 escolas e atingindo aproximadamente 1115 estudantes entre 11 a 15 anos e 15 professores da rede pública de ensino fundamental. Os alunos de ensino fundamental mostram grande interesse e participação nas oficinas. Apontam satisfação e compreensão dos temas desenvolvidos. A atuação do acadêmico de medicina em sala de aula, apoiando os professores de diversas disciplinas a repassarem os temas, possibilita estudo e reflexão e o prepara para ações voltadas à prevenção e promoção de saúde. Recomendações: O aprendizado gradual aliado à presença do estudante de medicina em sala de aula desperta a atenção dos adolescentes, facilita a compreensão e os deixa mais a vontade para questionamentos e discussões. Os currículos das universidades de medicina são bastante deficientes nessa área e devem incluir esse tipo de abordagem. A promoção à saúde dentro das escolas é um desafio a ser enfrentado em todo o SUS para melhorar a saúde da população.
Palavras-chave
Educação sexual; Educação médica; Prevenção de doenças; Saúde do adolescente; Sexualidade
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