Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A HOSPITALIZAÇÃO SOB O OLHAR DA CRIANÇA
Ana Helena Pequeno Câmara

Resumo


O processo de adoecimento e hospitalização é capaz de causar alterações físicas a emocionais, podendo ser irreversíveis e acompanhá-los por toda vida (KUDO & MARIA, 2009). Objetivo: Identificar as percepções e sentimentos das crianças acerca da hospitalização. Metodologia: Para a realização da pesquisa, utilizamos um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em um hospital público de referência pediátrica de Fortaleza. Os sujeitos da pesquisa foram crianças com 6 a 10 anos de idade, hospitalizadas e que tinham a permissão dos pais para participar do estudo. Ao todo foram entrevistadas 10 crianças. O critério de inclusão englobou aquelas que estavam hospitalizadas no período da coleta de dados e quiseram expressar o desejo para a finalidade da pesquisa. Utilizamos com as crianças envolvidas entrevistas que foram aplicadas pela pesquisadora e transcritas as falas das crianças. A coleta de dados ocorreu no mês de Janeiro de 2013. Resultados: As falas das crianças foram analisadas e agrupadas em categoriais, visando descobrir os núcleos de sentido que compõem a comunicação. Dessa forma, elas percebem a hospitalização como uma nova situação de vida em que há mudanças em sua rotina, vivenciando situações com as quais devem se adaptar. Entretanto, esta adaptação também pode cursar de forma positiva, onde a criança consegue perceber aspectos positivos no contexto do hospital, assim como ter em partes suas necessidades atendidas. O hospital em algumas situações é considerado pela criança como um local de proibições, cheio de regras, onde existem inúmeras restrições. A hospitalização altera o ritmo de vida da criança e da família, ocorrendo o afastamento dos irmãos sadios, que consequentemente são cuidados por outros familiares, além de a criança se ver privada de muitas atividades próprias do cotidiano infantil, tornando sua participação social limitada e interferindo em sua autoestima. Considerações: Diante dos resultados obtidos, pode-se compreender a hospitalização vivenciada pelas crianças como uma experiência traumática e que, se conduzida de maneira inadequada, pode gerar repercussões que vão interferir no processo de crescimento e desenvolvimento da criança. Sob o olhar da criança, a saúde é uma situação que lhe proporciona liberdade, mas que depende de cuidados com o corpo, com a alimentação, o brincar, a moradia e a convivência com a família. A saúde é para a criança uma harmonia entre ela e sua realidade.

Palavras-chave


Saúde da Criança; Hospitalização; Criança Hospitalizada

Referências


ALVAREZ REC. O significado do cuidado para a criança hospitalizada. 2002. Dissertação de mestrado. Escola de enfermagem – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

 

ARMELIN, Cláudia Batagin et al . A comunicação entre os profissionais de pediatria e a criança hospitalizada. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. São Paulo,  v. 15,  n. 2, ago.  2005.

 

BACKES DS, LUNARDI WDF, LUNARDI VL. A construção de um processo interdisciplinar de humanização à luz de Freire. Texto Contexto Enferm. v. 14, n.3, Jul-Set, p. 190-205, 2005.

 

BASTOS NMG. Introdução à metodologia do trabalho acadêmico. 5 ed. Fortaleza: Copyright; 2008.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e Normas Regulamentadoras Sobre Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto da criança e do adolescente. Lei Federal nº 8069 de 13.07.1989. Projeto minha gente. Brasília, 1991. 110p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa de Humanização da Assistência Hospitalar, Secretaria de Assistência à Saúde. Programas e relatórios. n. 20. Brasília, 2001.

 

BOUSSO RS. Buscando preservar a integridade da unidade familiar: a família vivendo a experiência de ter um filho na UTI. 1999. Tese (Doutorado Escola de Enfermagem) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 1999.

 

CAETANO JRM, BORDINB IAS, PUCCINIC RFC, PERESD RC. Fatores associados à internação hospitalar de crianças menores de cinco anos. Rev Saúde Pública. v. 36, n. 3, p. 285-9, São Paulo, SP. 2002.

 

COLLET N, ROCHA SMM. Criança Hospitalizada: mãe e enfermagem compartilhando o cuidado. Rev Latino-am Enfermagem.  v. 12, n 2, p.191-7. 2004.

 

ELSEN I, PATRÍCIO ZM. Assistência a criança hospitalizada: Tipos de abordagens e suas implicações para a enfermagem. In: Schimitz EMR, SILVA ATR, BOEHS AE et AL. Enfermagem em pediatria e puericultura. Rio de Janeiro: Atheneu, 1984, p. 169-79.