Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ATIVIDADES LÚDICAS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM GRUPO FOCAL DE IDOSOS.
Carlos Henrique Maia Ferreira Alencar, Camila de Queiroz Campos Ferraz, Camila Sousa Gonçalves, Camilla Camuza Coelho Rabelo Queiroz, Camila Moreira Nobre Bonfim, Carla Valentina Melo de Matos, Carolina Silton Pinheiro de Araújo, Cecília Aires de Castro, Joseane Marques Fernandes

Resumo


Caracterização do problema: Idosos apresentam maior carga de doenças e de incapacidades, resultando em elevados custos aos serviços de saúde, além de ter consequências catastróficas nas atividades de vida diária e no prognóstico físico e mental. O processo educativo consiste em projetar no indivíduo a possibilidade de apropriar-se de sua experiência e de partilhar as experiências dos outros, o que, para o idoso, significa melhoria das condições de saúde, independência e capacidade de autocuidado. É necessário, portanto, conduzir um processo de educação em saúde, visando a adoção de hábitos saudáveis e a socialização do conhecimento, com a inserção desse idoso na sua comunidade. Descrição da experiência: 12 acadêmicos de Medicina de um centro Universitário utilizaram-se de brincadeiras, jogos educativos, músicas, danças e debates para propiciar a troca de experiência, criação de vínculo e abordar temas da saúde. Os encontros foram realizados no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) localizado na cidade de Fortaleza-Ceará e fizeram parte de um conjunto de reuniões quinzenais realizadas ao longo do segundo semestre de 2013 com uma população de 25 idosos, cuja média de idade é de 68 anos. As atividades tiveram duração de três horas e abordaram o tema: mobilidade na terceira idade. De acordo com as queixas apresentadas no transcorrer do debate, observou-se a predominância de fatores que reduzem a execução independente de atividades rotineira da vida, resultando em perda da autonomia e independência. Em um segundo momento, com o auxílio de profissionais da fisioterapia, realizou-se uma atividade de alongamento simples, rápida e direcionada para as queixas do primeiro momento do debate. É importante referir que, os exercícios empregados podem ser praticados pelos idosos no seu cotidiano e, principalmente, em casa. Concluiu-se a atividade com um baile intitulado “baile do movimento saudável” e uma refeição balanceada à esta faixa etária. Efeitos Alcançados: Percebeu-se um aumento da interação dos idosos com os facilitadores e um desejo destes que outras atividades fossem desenvolvidas, foi notório o interesse dos idosos pelo processo de construção partilhada do auto-cuidado, e em desenvolver atividades que preservem sua autonomia. Recomendações: Devido à fácil reprodutibilidade e alta eficácia, recomenda-se a aplicação da metodologia utilizada como ferramenta para atrair os idosos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e para melhorar a sua qualidade de vida.

Palavras-chave


Grupo Focal; Idosos; Imobilidade