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ATIVIDADES LÚDICAS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM GRUPO FOCAL DE IDOSOS.
Resumo
Caracterização do problema: Idosos apresentam maior carga de doenças e de incapacidades, resultando em elevados custos aos serviços de saúde, além de ter consequências catastróficas nas atividades de vida diária e no prognóstico físico e mental. O processo educativo consiste em projetar no indivíduo a possibilidade de apropriar-se de sua experiência e de partilhar as experiências dos outros, o que, para o idoso, significa melhoria das condições de saúde, independência e capacidade de autocuidado. É necessário, portanto, conduzir um processo de educação em saúde, visando a adoção de hábitos saudáveis e a socialização do conhecimento, com a inserção desse idoso na sua comunidade. Descrição da experiência: 12 acadêmicos de Medicina de um centro Universitário utilizaram-se de brincadeiras, jogos educativos, músicas, danças e debates para propiciar a troca de experiência, criação de vínculo e abordar temas da saúde. Os encontros foram realizados no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) localizado na cidade de Fortaleza-Ceará e fizeram parte de um conjunto de reuniões quinzenais realizadas ao longo do segundo semestre de 2013 com uma população de 25 idosos, cuja média de idade é de 68 anos. As atividades tiveram duração de três horas e abordaram o tema: mobilidade na terceira idade. De acordo com as queixas apresentadas no transcorrer do debate, observou-se a predominância de fatores que reduzem a execução independente de atividades rotineira da vida, resultando em perda da autonomia e independência. Em um segundo momento, com o auxílio de profissionais da fisioterapia, realizou-se uma atividade de alongamento simples, rápida e direcionada para as queixas do primeiro momento do debate. É importante referir que, os exercícios empregados podem ser praticados pelos idosos no seu cotidiano e, principalmente, em casa. Concluiu-se a atividade com um baile intitulado “baile do movimento saudável” e uma refeição balanceada à esta faixa etária. Efeitos Alcançados: Percebeu-se um aumento da interação dos idosos com os facilitadores e um desejo destes que outras atividades fossem desenvolvidas, foi notório o interesse dos idosos pelo processo de construção partilhada do auto-cuidado, e em desenvolver atividades que preservem sua autonomia. Recomendações: Devido à fácil reprodutibilidade e alta eficácia, recomenda-se a aplicação da metodologia utilizada como ferramenta para atrair os idosos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e para melhorar a sua qualidade de vida.
Palavras-chave
Grupo Focal; Idosos; Imobilidade