Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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CINEMA NA ESCOLA: ADAPTANDO LINGUAGENS
Andressa Carine Kretschmer, Adriana Fão Carloto, Ricardo Vianna Martins, Jonathas Allan Torquetti

Resumo


O Cine Clube trata-se de um espaço voltado para a população NO âmbito escolar de Palmeira das Missões, cuja finalidade é oferecer sessões quinzenais de cinema dirigidas pelos acadêmicos integrantes do Coletivo Social de Mudanças na Saúde-COSMUS a comunidade do bairro Mutirão. A princípio as atividades desenvolvidas ocorrem com o público de 10 a 18 anos de uma escola de um bairro em parceria com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) local. O mesmo reproduz filmes com o intuito de auxiliar tanto no processo educativo quanto para proporcionar entretenimento aos estudantes, o qual foi determinado pela demanda apresentada pela ESF. O Cine Clube COSMUS é realizar encontros quinzenais afim de exibir filmes de veiculação não-comercial, promovendo debates, educação permanente e atividades correlatas, desenvolvendo uma cultura de cineclubismo com a comunidade.  A exibição de filmes faz com que a projeção seja dupla. De um lado o filme é projetado na tela de outro são os espectadores que se projetam nos personagens das cenas. Estes encontram ai um grande espelho que vai refletir suas múltiplas facetas, das mais acessíveis as mais obscuras, ou recalcadas. Que a visão da psicanálise o cinema produz’’...um saber que possibilita perceber uma outra dimensão e seus desejos do inconsciente’’.BUENO, (2010). Os filmes apresentam a característica de serem distantes do conteúdo considerado supérfulo com o intuito de fomentar o olhar crítico dos estudantes e participantes perante a sociedade. Posteriormente a exibição há um espaço reservado à roda de debates a fim de fomentar o tema salientado. Com um público tão fidedigno o COSMUS pretende manter as atividades cinematográficas. Como proposta os integrantes do coletivo pretendem expandir as ações do cine clube para o público da comunidade Palmerense em geral. As conversas posteriores aos filmes e roda de debates são inúmeras e o interesse pelos assuntos abordados também. Os alunos da escola revelaram-se participativos e interessados pela atividade elaborada, inclusive colocaram suas sugestões para as próximas sessões que serão avaliadas pelos acadêmicos quanto à relevância de conteúdo. Concluiu-se que as atividades fora do ambiente acadêmico também são engrenagens na produção de conhecimento, a interação com a roda de debates além de despertar o convívio é um fômite para o amadurecimento do ‘’olhar crítico’’.

Palavras-chave


Cineclubismo; atividades audiovisuais; Educação Permanente em Saúde

Referências


BUENO, Chris. Resenha - Literatua e cinema: adaptando linguagens. Cienc. Cult, , vol.62, n.1, pp. 62-63. 2010.