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CINE AMBIENTAL: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO E SAÚDE AMBIENTAL
Resumo
Os moldes atuais da economia mundial, baseados no consumo desenfreado, valorização do descartável e descarte de produtos e de valores, tem alterado a relação dos seres humanos entre si e destes com o meio ambiente. Este novo modo de viver tem trazido alterações ambientais e sociais importantes, levando ao adoecimento populacional. Vários filmes e documentários tem tentado alertar sobre essa temática. O presente trabalho buscou trabalhar com alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública por meio de cinema ambiental e atividades lúdicas e informativas visando formar um ideário sustentável e consciente nos jovens, estimulando adoção de hábitos mais sustentáveis. Foram realizados nove encontros, utilizando cinco filmes e aplicando quatro dinâmicas. Após cada filme o grupo debatia com os alunos os fatos apresentados na tela e ao final respondiam um questionário individualmente, que visava avaliar a influência da atividade em seu conhecimento sobre o assunto e também compreender a influência que teríamos na conscientização das pessoas. Os filmes foram divididos em três etapas: Apresentar grandes problemas ambientais, discutir os prejuízos de nossas atitudes e possíveis soluções para os problemas. As atividades lúdicas tiveram de ser competitivas, como gincanas, pois foi a única forma de prender mais atenção dos alunos do terceiro ano noturno. Após todas as atividades com filmes e gincanas foi feita uma atividade em que os alunos em grupos deveriam discutir uma série de problemas ambientais e buscar soluções para os mesmos. Através dessa atividade e de todos os questionários feitos pudemos ver que o projeto parece ter influenciado a mente desses jovens de maneira positiva, tornando-os mais conscientes sobre os desafios ambientais atuais e capazes de eles mesmos transformarem o mundo em que vivem. Nas lições aprendidas com este trabalho vimos que filmes e principalmente dinâmicas que estimulem competitividade podem ser adotadas em escolas, principalmente no ensino médio, a fim de trabalhar a temática de educação e saúde ambiental, de forma que eles mesmos pontuem os problemas e construam as melhores soluções.
Palavras-chave
educação ambiental, saude ambiental, meio ambiente
Referências
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