Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CINE AMBIENTAL: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO E SAÚDE AMBIENTAL
Paulo Henrique Pedroso de Lima, Karina Pavao Patricio, Fernanda Avelina Clemente de Luca, Érika Yuki Mogami Bomfim, Mary Clea Ziu Lem Gun, Cairo Thome Roça, Lygia Alves Neder, Juliane Andrade, Adriana do Carmo Mariano

Resumo


Os moldes atuais da economia mundial, baseados no consumo desenfreado, valorização do descartável e descarte de produtos e de valores, tem alterado a relação dos seres humanos entre si e destes com o meio ambiente. Este novo modo de viver tem trazido alterações ambientais e sociais importantes, levando ao adoecimento populacional. Vários filmes e documentários tem tentado alertar sobre essa temática. O presente trabalho buscou trabalhar com alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública por meio de cinema ambiental e atividades lúdicas e informativas visando formar um ideário sustentável e consciente nos jovens, estimulando adoção de hábitos mais sustentáveis. Foram realizados nove encontros, utilizando cinco filmes e aplicando quatro dinâmicas. Após cada filme o grupo debatia com os alunos os fatos apresentados na tela e ao final respondiam um questionário individualmente, que visava avaliar a influência da atividade em seu conhecimento sobre o assunto e também compreender a influência que teríamos na conscientização das pessoas. Os filmes foram divididos em três etapas: Apresentar grandes problemas ambientais, discutir os prejuízos de nossas atitudes e possíveis soluções para os problemas. As atividades lúdicas tiveram de ser competitivas, como gincanas, pois foi a única forma de prender mais atenção dos alunos do terceiro ano noturno. Após todas as atividades com filmes e gincanas foi feita uma atividade em que os alunos em grupos deveriam discutir uma série de problemas ambientais e buscar soluções para os mesmos. Através dessa atividade e de todos os questionários feitos pudemos ver que o projeto parece ter influenciado a mente desses jovens de maneira positiva, tornando-os mais conscientes sobre os desafios ambientais atuais e capazes de eles mesmos transformarem o mundo em que vivem. Nas lições aprendidas com este trabalho vimos que filmes e principalmente dinâmicas que estimulem competitividade podem ser adotadas em escolas, principalmente no ensino médio, a fim de trabalhar a temática de educação e saúde ambiental, de forma que eles mesmos pontuem os problemas e construam as melhores soluções.

Palavras-chave


educação ambiental, saude ambiental, meio ambiente

Referências


Cunha ICP, Pacheco RM, Ribeiro CAC, Leão FM. Saúde e meio ambiente: o desafio da saúde ambiental, Repensando uma cultura de paz e liberdade. OMS SINUS 2010.

Rigotto RM; Augusto LGS. Saúde e ambiente no Brasil: desenvolvimento, território e iniqüidade social. Cad. Saúde Pública 2007; 23 Sup (4): 5475-5501.

Reigota, Marcos. A Educação Ambiental frente aos desafios apresentados pelos discursos contemporâneos sobre a natureza. Educ. Pesqui., Ago 2010, vol.36, no.2, p.539-570.

Reigota, M. O que é educação ambiental. 2ª ed. Brasiliense, São Paulo, 2009.