Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PET NAS REDES DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UMA APOSTA NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Ândrea Cardoso de Souza, Francisco Leonel Fernande, Abrahão Santos, Ana Lúcia Abrahão, Marcos Senna

Resumo


Introdução: O programa PET redes de cuidado aos usuários de drogas desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense em parceria com a Fundação de Saúde de Niterói tem como objetivo analisar a dinâmica da construção das redes de atenção, através do acompanhamento de um determinado usuário, além de nortear a formação profissional fornecendo noções integrais de promoção de saúde. Objetivos: Apresentar como o PET possibilita mudanças na formação de discentes, docentes e profissionais dos serviços de saúde. Método: utilizamos o “dispositivo sombra” pelo qual os alunos pesquisadores puderam experimentar in loco, através dos circuitos estabelecidos pelo próprio usuário, de que modo ele percorre a rede, identificando pontos de acesso, de arranjos e de outras conexões pelo interior dos serviços.  O método sombra constitui-se numa ferramenta que torna possível entender de que modo a acessibilidade aos serviços de saúde é eficaz e de que modo ela falha. Resultados: A partir da experiência do PET tem sido possível trabalhar com alunos dos diferentes cursos de graduação que aspectos do cotidiano de um determinado usuário que, à primeira vista, parece não ter tanta importância, nos faz ter a oportunidade de construir a sua história e isto nos permite contribuir com as necessidades que cada usuário apresenta. Além disso, é importante destacar que não há como comparar um caso ao outro, pois cada usuário e cada história são únicos. Por mais que recorramos às teorias, sempre iremos nos surpreender com algo que o usuário nos mostra e que não vemos nos livros. É um conhecimento que só adquirimos na convivência e na prática, tão valioso quanto o conhecimento dos livros, mas que sem ele, não teremos uma formação completa. Conclusão: O PET tem proporcionado tanto aos professores-tutores, profissionais-preceptores, alunos-bolsistas um novo posicionamento diante da formação e da inserção nos serviços e na rede de atenção psicossocial. Gerando um movimento de implicação diferenciado, uma aposta na formação interdisciplinar nos serviços e na rede de atenção. A experiência do PET UFF-Niterói tem nos ensinado que o vínculo que se estabelece com o usuário não diz respeito apenas a ganhar a confiança deste, mas de poder ter o privilégio de aprender com ele e compartilhar este conhecimento. O que para os alunos, docentes e técnicos dos serviços tem sido uma proposta de formação instigante, de desassossego e de aposta constante.

Palavras-chave


saúde mental; rede; ensino; serviço; PET