Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ARTE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E AS DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS E DOS POVOS POTENCIALIZANDO A ROTINA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA EFSFVS EM SOBRAL NO CEARÁ
José Gonçalves da Silva Junior, Martonio Gomes Holanda, Edison Silveira Rocha

Resumo


A roda e a dimensão dos afetos a arte educação popular em saúde tornou-se um instrumento eficaz na construção de uma linguagem que aproxima os diversos atores que participam da formação em serviço Residência Multiprofissional da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia em Sobral no estado do Ceará. A residência Multiprofissional em Saúde da Família em Sobral no Ceará construiu um espaço para encontros semanais utilizando a metodologia das Danças Circulares Sagradas e dos Povos e atividades de Arte Educação. Nosso interesse é tornar mais inclusiva e criativa a participação dos trabalhadores da Saúde em Sobral no espaço comunitários dos centros de Saúde da Família. As Danças Circulares Sagradas e dos Povos é uma metodologia empregada para esse resgate do sensível e também para possibilitar uma fala mais inclusiva, reconhecer valores universais, perceber a importância do outro, e se perceber como parte desse cenário ativo de construção de saberes. A roda de dança e de Arte educação Popular em saúde nasce do desejo de aproximar a convivência e construir também a consciência do autocuidado e visões sensíveis entre residentes e corpo docente da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. Coletadas essas informações planejamos um roteiro de Danças Circulares Sagradas e dos Povos que dialoguem com questões comunitárias do grupo. Para avaliação dos nossos encontros e desenvolver sínteses criativas, utilizamos a metodologia triangular. Utilizando o desenho, a colagem, a poesia para expressar essa possibilidade de leitura imagética e poder de síntese. O desafio que enfrentamos é que somos filhos/reféns da Educação Bancária que pressupõe uma relação vertical entre o educador e educando. Tal concepção de educação tem como propósito, intencional ou não, a formação de indivíduos acomodados, não questionadores e que se submetem à estrutura de poder vigente. Superar essas limitações é um desafio propondo para os educandos participantes, que esse caminho é "individual e coletivo. Segundo Paulo Freire não existe separação entre educador e educando, "Ambos são educadores e educando no processo de ensino e aprendizado. “Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa”. A educação libertadora abre espaço para o diálogo, a comunicação, o levantamento de problemas, o questionamento e reflexão sobre o estado atual de coisas e, acima de tudo, busca a transformação" .

Palavras-chave


arte saúde;danças circulares;cuidado;educação popular;corporeidade

Referências


A Dança: um caminho para totalidade/Bernhard Wosien, Ed.Triom,SP,2000.

Texto: “Educação ‘Bancária’ e Educação Libertadora” de Paulo Freire, do livro “Introdução à Psicologia Escolar” organizado por Maria Helena Patto. São Paulo: T. A. Queiroz, 1971.

O corpo e seus símbolos:uma antropologia essencial/jean-Yves Leloup; organização Lise Mary Alves de Lima. 16.ed- Petrópolis,Rj:Vozes,2009.

A Teia da vida:Uma nova compreensão científicas dos sistemas vivos/Fritjof Capra; tradução Newton Roberval EíCHEMBERG, ed.CULTRíX ​,Sp,1996.

O teatro laboratório de Jerzy Grotowski: 1959-1969/ Jerzy Gortowski,Eugenio Barba,Ludwik Flaszen,Berenice Raulino.Ed.SESC,Sp.2010.

As imagens de um teatro popular /Julian Boal ,ed. Hucitec,2000.

Musica: Leitura, Conceitos, Exercicios/ Antonio Adolfo,ed.Lumiar,Rj,2002.

Abordagem triangular no ensino das Artes e Cultura Visuais, Ana Mae Barbosa e Fernanda Pereira daCunha(orgs),Ed.Cortez,SP,2005.