Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ENSINO CLÍNICO DE ENFERMAGEM: ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DO CUIDADO A SAÚDE DE USUÁRIOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL
Ana Lívia Araújo Girão, Consuelo Helena Aires de Freitas, Lidyane Parente Arruda, Natalia Pimentel Gomes Souza, Glória Yanne Martins de Oliveira, Emiliana Bezerra Gomes

Resumo


Por ser considerada como um dos mais importantes problemas de saúde pública atual, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), foi escolhida como foco de estudo deste trabalho. A HAS pode ser prevenida, prevenção essa que deve ser encorajada principalmente por profissionais de saúde de todos os níveis de atenção, que tem um importante papel na transmissão de informações educativas que visem à promoção do autocuidado. Após perceber a grande importância que o processo educativo possui para o cuidado do portador de HAS, surgiu o interesse em saber quais as diferenças de conhecimentos e atitudes, quanto ao cuidado com a saúde, entre usuários que receberam informações educativas sobre a hipertensão e os que não receberam. Objetivou-se avaliar o ensino clínico de enfermagem no cuidado a saúde ao usuário em situação de hipertensão arterial na atenção terciária dos serviços de saúde da cidade de Fortaleza, Ceará. Trata-se de pesquisa avaliativa com abordagem qualitativa realizada nos meses de abril e maio de 2013 em uma unidade especializada de internação em um hospital terciário, aprovada pelo processo 140601/07. Foram entrevistados 10 usuários hipertensos distribuídos em dois grupos (A e B), sendo o grupo A composto pelos que não participaram do processo de ensino clínico de Enfermagem e o grupo B pelos que receberam orientações educativas individualizadas da pesquisadora. Os resultados foram obtidos a partir da análise de conteúdo temática e categorização das falas dos entrevistados. Ao comparar as respostas dos entrevistados dos dois grupos percebeu-se que os participantes pertencentes ao grupo B definiram hipertensão de maneira mais completa e se mostraram muito mais dispostos a aderir a mudanças comportamentais e de estilo de vida que contribua para bons resultados no tratamento. Esse fato comprova a eficiência da educação em saúde como ferramenta terapêutica, destacando a importância do enfermeiro como educador, sendo ele o profissional que atua prioritariamente na construção de saberes e práticas, na prestação de um cuidado voltado ao ser bio-psico-sócio-cultural e na valorização do sujeito como ser integral. Constatou-se, a partir desse estudo, que orientações educativas proporcionam o início da formação de uma consciência crítica para a saúde no individuo hipertenso, implicando que este escolha integrar tais conhecimentos à sua rotina de vida e transmitir seu aprendizado para outras pessoas, tornando-o sujeito de sua própria saúde.

Palavras-chave


Ensino clínico. Educação em saúde. Enfermagem. Hipertensão arterial