Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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INTEGRAÇÃO MULTIDISCIPLINAR PARA PROMOÇÃO EM SAÚDE ENTRE DOCENTES,COMUNIDADE E ACADÊMICOS DA ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS– UNIVERSIDADE CIDADÃ: FORMANDO MULTIPLICADORES
Márcia Gonçalves Costa, Yara Nayá Lopes de Andrade, Tâmille de Souza Vieira, Clyvia Rosse Silva

Resumo


Introdução: As instituições têm sido estimuladas a transformar-se em uma direção de ensino que valorize a equidade, a qualidade da assistência e a eficiência e relevância do trabalho em saúde. O processo de mudança da educação busca romper com estruturas e modelos de ensino tradicional, formando profissionais de saúde com competências que lhes permitam recuperar a dimensão essencial do cuidado: a relação entre humanos. Objetivo: Proporcionar uma maior aproximação entre as Universidades e as comunidades carentes do Estado do Amazonas, desenvolvendo ações coletivas que visam a melhoria da qualidade de vida por meio de atividades extensionistas na área da saúde. Método: Os acadêmicos de Enfermagem, Odontologia e Medicina, realizam o mapeamento da comunidade a ser atendida, desenvolvendo um trabalho preventivo de orientação e atendimento, sendo realizadas visitas quinzenais em comunidades carentes, onde promovem encontros, palestras e atendimentos específicos dando-se ênfase à atenção primária, elaborando vídeos didáticos de curta duração (5 a 10 minutos), atendimentos primários e educação em saúde. Nesse trabalho, cada acadêmico atua de acordo com a sua categoria profissional. Resultados:As atividades exercidas durante o programa multidisciplinar contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem na formação técnica dos acadêmicos,visando seu preparo para o exercício da cidadania, qualificação para o trabalho e desenvolvimento da humanização. Assimilaram como funciona o processo saúde-doença nas comunidades e a importância da atenção primária contínua. Os comunitários relataram estarem satisfeitos quanto ao potencial lúdico e materiais didáticos empregados pelos acadêmicos. No momento, há a atuação dos discentes do Programa UEA-Cidadã nas comunidades da cidade de Manaus-AM, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da Instituição. Conclusão: A execução das competências exigidas para o atendimento comunitário foi concluída com a promoção de ações multidisciplinar dentro de um processo de implantação gradativa, onde discentes e docentes levam seus conhecimentos técnicos à comunidade, realizando orientações e atendimentos, adquirindo experiência, humanização e vivência cidadã. Em outros termos, essa preocupação tem se tornado visível dentro da Universidade e atividades extramurais, harmonizando ensino, pesquisa e extensão numa ação cidadã.

Palavras-chave


Prevenção; Extensão Comunitária; Atenção Primária; Ação social.

Referências


Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

Hernández F. Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000