Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PALESTRAS INTERATIVAS: UMA MÉTODO PARTICIPATIVO PARA SE TRABALHAR HIGIENE PESSOAL.·.
Sócrates Belém Gomes, Erlane Brunno Cunha Fereira, Lucas Henrique Pereira de Oliveira, Tarciana Mesquita Cabral Barreto, Raiane Martins Machado, Shandy Cardoso de Sousa, Joseane Marques Fernandes

Resumo


Caracterização do problema: Os Padrões Higiênicos da sociedade variam de acordo com vários aspectos, como a cultura, situação econômica e desconhecimento de certos hábitos sanitários básicos. A associação de patologias oriundas desses valores pode acarretar em problemas de saúde inicialmente de pouco impacto a casos de alta gravidade. Isso acontece principalmente com a parcela social infanto-juvenil, uma vez que não realizam adequadamente hábitos de higiene. Entre outros motivos, isso se deve a pouca informação e ênfase sobre a importância de se ter uma higienização adequada Assim, hábitos profiláticos devem ser orientados a população, visando a sua conscientização, mas sem imposição cultural, visando uma adequação sobre a relação entre o risco e benefício dos hábitos profiláticos. Descrição da experiência: No dia 28 de novembro de 2013, foi realizada uma atividade com alunos com faixa etária de 11 a 13 anos, em escola de Fortaleza, Ceará. Nesse trabalho, foram analisados os costumes higiênicos, noções sobre hábitos sanitários e a relação entre as doenças e seus comportamentos. Demos aos alunos situações-problemas relacionados à higiene, a fim de uma análise ocasional sobre práticas consideradas certas ou erradas. Posteriormente, propusemos soluções, além de salientar, como tornar esse ato cotidiano e como adaptar esses costumes a realidade deles. Assim, foi possível relacionar o conhecimento exposto pelos alunos às condutas tomadas e orienta-los sobre as medidas que devem ser efetivadas. Dentre os assuntos ressaltados na dinâmica, destacamos o habito de cortar as unhas, escovar os dentes, lavar as mãos antes das refeições, usar roupas limpas e lavar o cabelo. Efeitos alcançados: A partir da discussão sobre o assunto com os alunos, revelou-se, com grande impacto, a curiosidade sobre as relações entre as doenças e as práticas higiênicas, visto que existiram várias indagações, além de notável esclarecimento sobre a importância desses hábitos, avaliados por meio de questionamentos abertos aos alunos. Recomendações: A discussão sobre os hábitos higiênicos nas escolas podem apresentar uma ampla mudança familiar, diminuindo as incidências de doenças que podem ter serias complicações. Assim, orientações sobre higiene devem ser administradas em todos os âmbitos possíveis da sociedade, por meio de programas estimulantes, que induzam uma grande participação social.

Palavras-chave


Higiene; Palestra interativa; escolar