Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A REPRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR NA (PÓS)MODERNIDADE
Elenita Sureke Abilio, Conrado Neves Sathler

Resumo


Introdução: Este projeto representa uma possibilidade de compreensão das relações que se configuram no contexto hospitalar, o que vai delinear uma compreensão da instituição hospitalar e sua relação com o sujeito como um corpo-objeto. Propõe-se também a pensar uma instituição que retrata, atualmente, um local de perda de identidade e é explicado na (pós) modernidade pelo quanto vivemos a nossa individualidade e somos reconhecidos como objeto configurado. Pensar no hospital não como um lugar de perspectivas positivas, mas de invasão da tecnologia para definir a vida, no rompimento com as relações culturais externas e nas relações institucionais superficiais, autoritárias e excludentes. Objetivos: Geral: Contribuir para a concepção histórica de instabilidades relacionais na instituição hospitalar a partir das representações que este equipamento de Saúde se configura. Específicos: Compreender o contexto histórico do hospital; Possibilitar a análise das relações que se formam dentro do hospital; Investigar as representações constituintes das praticas institucionalizadas e das relações de poder produzidas neste espaço; Analisar os conhecimentos que legitimam as experiências vivenciadas neste contexto e Avançar cientificamente na pesquisa vinculando a abordagem histórica com a Análise Institucional. Metodologia: Utilizar-se-á a pesquisa descritiva como método para a revisão bibliográfica, onde as considerações serão direcionadas a partir de referencial teórico em livros clássicos, artigos científicos, periódicos, somadas as experiências vivenciadas na gestão hospitalar e nas relações de ensino. Resultados: Os novos espaços que aparecem na (pós)modernidade e coloca os sujeitos e suas experiências em vivências de solidão, portanto na experimentação subjetiva de um espaço de tempo e de deslocamento em que não há comunicação humana. No entanto a alta hospitalar, o processo de cura ou de melhora é muito significativo, consequentemente, maior valor terão as experiências que os fizeram chegar até término do tratamento ou da internação. Conclusão: A experiência profissional em instituições hospitalares e na análise da subjetividade que a prática em Psicologia nos conduz foi constante para que conseguíssemos vivenciar as tantas diversidades, comportamentos, adoecimentos, instabilidades relacionais, crises e tantos outros aspectos que colocam o hospital como lugar temido pelas pessoas e que legitimam esse espaço como “seu” por um determinado tempo.

Palavras-chave


hospital, pós modernidade, subjetividade

Referências


AUGÉ, Marc Não-lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade / Marc Augé, tradução de Maria Lúcia Pereira-Campinas, SP : Papirus, 1994. - (Coleção Travessia do século)

BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido – sobre a fragilidade dos laços humanos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2004.

________. Vida em Fragmentos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A identidade e a representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região. In: ___. O poder simbólico. Lisboa / Rio de janeiro, Difel / Bertrand Brasil, 1989, p.107-132.

BOURDIEU, Pierre. Estrutura, Habitus e Prática. In: A economia das trocas simbólicas. Trad.Sérgio Miceli. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 1992, p. 337-361

FOUCAULT, M. O Nascimento do Hospital, In: Microfísica do Poder, Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

LEFEBVRE, H. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1992.

PITTA, A. Hospital Dor e Morte como Ofício, São Paulo: Editora Hucitec, 2º Edição,1991.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. RDC nº 7 de 24  de fevereiro de 2010. Dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de  Unidades de Terapia Intensiva e dá outras providências. Diário Oficial República  Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, 24 fev. 2010.[citado 23 de outubro 2013]. Disponível:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2010/res0007_24_02_2010.html

MOSCOVICI S. Das representações coletivas às representações sociais: elementos para uma história. In: Jodelet D, organizadora. As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ; 2001. p. 45-66.

MOSCOVICI S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes; 2003.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, [on line], 2002, n.20 [citado 20 de janeiro 2006], p. 60-70. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe20/anped-20-04.pdf.

SPINK, M. Jane. O estudo empírico das representações sociais. In: SPINK, M. Jane (Org.). O Conhecimento no Cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo. Brasiliense, 1995, p.85-108.