Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
FUNCIONALIDADE E INCAPACIDADE, OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR MULHERES COM DEFICIÊNCIA EM SITUAÇÃO DE ABRIGAMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ana Cléa Veras Camurça Vieira, Juliana Pessoa Costa, Marilene Calderaro da Silva Munguba

Resumo


Trata-se de um relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido por uma acadêmica do curso de Terapia Ocupacional ao participar do projeto Casas de Luz vinculada ao laboratório de inclusão da Secretaria Municipal da Assistência Social – SEMAS. O serviço atende mulheres com deficiência intelectual e/ou transtornos mentais residentes em instituições públicas de longa permanência, no município de Fortaleza – Ceará. Sabe-se que o processo de institucionalização tem o poder de tornar o sujeito passivo de sua vida; as rotinas e os hábitos do cotidiano acabam sendo estabelecidos pela instituição, o individuo não tem o domínio de escolha, provocando a massificação dos desejos e a perda da individualidade. Desse modo, é necessário ampliar os conhecimentos dos profissionais da equipe sobre as potencialidades desses sujeitos e as estratégias promotoras de identidade e emancipatórias, salvaguardando a individualidade e potencializando habilidades e competências. A utilização de um diário de campo e observação participante pôde-se planejar ações viabilizadas pelas rodas de conversa investindo-se no resgate da auto-estima, principalmente na realização das atividades da vida diária com enfoque no auto cuidado. O terapeuta ocupacional teve um olhar sensível às necessidades individuais, minimizando incapacidades e potencializando habilidades, identificando os problemas que interferiam na independência a fim de traça os objetivos e as estratégias individuais e coletivas com fins de autonomia e independência. As atividades foram desenvolvidas individualmente e coletivamente, analisando, selecionando e, caso necessário adaptando utensílios e materiais, principalmente relacionadas ao auto cuidado (banho e higiene pessoal). Pode-se se notar como a motivação, a autoestima, a credibilidade, o ser capaz de, o sentir-se empoderado transformou a rotina e a vida dessas pessoas, pela valorização  e reconhecimento do trabalho. Essas atitudes foram percebidas a partir da divisão de trabalho e ocupação servindo-lhes de identificação. Recomenda-se uma sensibilização dos profissionais de saúde mediante uma aproximação teórica e metodológica mais ampla sobre as potencialidades das pessoas com deficiência, desmitificando a incapacidade e compreendendo o sentido da funcionalidade buscando construir metodologias inovadoras que incentivem o desenvolvimento das habilidades e potencialidades, assim como preservar a identidade, individualidade e subjetividade dessa população.

Palavras-chave


pessoa com deficiencia; incapacidade; funcionalidade

Referências


BALOUEFF.O In: NEISTADAT, M.; CREPEAU, E. Willard e Spackman: Terapia ocupacional. Rio de Janeiro: Koogan, 2002. p 529.

FOTI, D. Atividades da Vida Diária. In: PEDRETTI, L. W. Terapia Ocupacional - Capacidades práticas para as disfunções físicas. São Paulo: Roca, 2005. p.132-133.

FRANCISCO, B. Terapia Ocupacional. Campinas: Papirus, 1998.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento – pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo, SP: Hucitec, 2010.

MINAYO, M. C. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MUNGUBA, M. C. Abordagem da terapia ocupacional na disfunção auditiva. In: CAVALCANTI, A.; GALVÃO, C. Terapia ocupacional: fundamentação & prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. p.385-398.

SANTOS, N. S. et al. A autonomia do sujeito psicótico no contexto da reforma psiquiátrica brasileira.Psicologia: ciência e profissão, Brasília, v. 10, n. 4, p. 46-53, 2000.

SARACENO, B. Libertando identidades: da reabilitação psicossocial à cidadania possível. Rio de Janeiro: Instituto Franco Basaglia/ Te Corá, 1999.

VIEIRA, D. C. et al. Quando se atravessa o muro de que lado eu fico? Caderno de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Paulo, v.5, n.2, p.139, Jul/Dez, 2007