Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DIA MUNDIAL DA SAÚDE: ORIENTANDO A POPULAÇÃO QUANTO A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Yara Nayá Lopes de Andrade, Isabela Cristina de Miranda Gonçalves, Tâmille de Souza Vieira, Clyvia Rosse da Silva

Resumo


Introdução: A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou em 1948 o dia mundial da saúde, comemorado em 7 de abril, visando promover um bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população. Descrição da experiência: Em 7 de abril de 2013 foi realizado na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus,o Dia Mundial da Saúde, sob o tema “Viver com saúde é uma grande vitória”, foi organizado pelo Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas – UEA e outras faculdades. Foram realizadas atividades físicas, prestação de serviços de saúde como orientação nutricional, saúde bucal, educação no trânsito, prevenção à violência e ao câncer, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e teste de dependência de nicotina. As atividades foram distribuídas por instituições, cabendo a UEA, a apresentação do Grupo de Teatro Rio Nascer do programa Universidade Aberta a Terceira Idade, adesivagem nos carros, orientação de combate ao fumo, teste de dependência de nicotina e saúde bucal. Discussão: A educação em saúde se constitui como uma importante ferramenta na prevenção de doenças e promoção da saúde, uma vez que aproxima a população dos serviços assistenciais, além de levar o conhecimento à população. Este evento difundiu a promoção da saúde por meio da orientação e sensibilização da população quanto à manutenção de sua saúde, estimulando a população à construção de hábitos mais saudáveis de vida. Sendo uma oportunidade única para os acadêmicos, uma vez que a abordagem, o contato, o ambiente saem da rotina hospitalar, tornando o estudante um sujeito ativo na melhoria da saúde da população. Conclusão: As atividades realizadas no dia mundial da saúde contribuíram de maneira significava para a nossa formação acadêmica, mostrando-nos que cuidar de pessoas vai muito além dos muros hospitalares e que a atenção primária a saúde é o caminho para uma vida mais saudável.

Palavras-chave


Atenção Primária; Promoção da Saúde; Educação em Saúde.

Referências


Disponível em: <http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-mundial-da-saude.htm>. Acesso em: 19 de novembro de 2013.

Scliar Moacyr. História do conceito de saúde. Physis, Abr 2007; 17(1): 29-41. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em 19 de novembro de 2013.