Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CADERNO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS EM SAÚDE: VIOLÊNCIA, DROGAS E CULTURA DE PAZ
Luiz Henrique Athaides Ramos, Lenora Taveira Rassi, Bertilha Alves Santana Cintra, Emily Kussmaul Gonçalves, Luciana Alves de Oliveira

Resumo


Caracterização do problema: Um dos eixos de atuação do PROPET Saúde, subgrupo Vigilância e Promoção de Saúde da região Norte de Goiânia-GO, foi uma ação intersetorial (ensino-serviço-comunidade) que visava suprir uma das demandas do Programa Saúde na Escola (PSE). Entre as metas do PSE está o desenvolvimento da população que frequenta a escola pública por meio de temas que abordem a prevenção, a promoção de saúde e a construção da cultura de paz (BRASIL, 2007). Pois, a insegurança e os diversos tipos de violência tem marcado o cotidiano. E nesse contexto, muitas crianças e adolescentes tornam-se vítimas precoces da violência (MILANI; JESUS, 2003). A experiência propôs atividades que auxiliem a Estratégia Saúde da Família (ESF) na condução de atividades que envolvam temáticas como drogas, violência e cultura de paz em sua atuação no PSE. Descrição da experiência O trabalho iniciou-se com a técnica estimativa rápida participativa (ERP) realizada em 2012.  O PSE atenderá parte das demandas evidenciadas pela ERP. Estabeleceram-se três grupos etários como público: quatro a oito anos, nove a doze e acima de treze anos. Durante a elaboração desse material foram consultadas bibliotecas virtuais e plataformas de pesquisa online em saúde, acervo impresso do Ministério da Saúde e informações de instâncias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Núcleo de Violência, o que proporcionou fundamentação teórica aos membros das equipes do PROPET-Saúde e SMS-Goiânia, bem como a identificação das problemáticas de cada faixa de idade. As atividades propostas envolvem dinâmicas, vídeos, imagens e textos. E tem o intuito de fornecer um material de fácil acesso, dinâmico e de qualidade para que educadores e equipes da ESF possam trabalhar temas relacionados à violência, drogas e cultura de paz com os estudantes das escolas locais. Efeitos alcançados Embora o material, ainda esteja em fase de finalização para envio à gráfica, foi visível o quanto essa ação intersetorial, interdisciplinar e multiprofissional, proporcionou aproximação de estudantes e profissionais de diferentes locais em prol de um mesmo objetivo para a comunidade. Recomendações Ainda há necessidade de avaliar o impacto das atividades propostas. E que o caderno seja apresentado ao Departamento de Atenção Primária (DAP) da SMS-Goiânia para que se avalie a possibilidade da extensão de sua implantação em todas as equipes de ESF do município.

Palavras-chave


cultura da paz; PSE; ESF

Referências


BRASIL. Decreto n. 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola (PSE) e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm>. Acesso em 27 out. 2013.

MILANI, F.M.; JESUS, R.C.D.P. (orgs) Cultura de paz : estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, 2003.