Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONSTRUINDO RELAÇÕES E TECENDO CUIDADOS A UMA ADOLESCENTE GRÁVIDA: ESTUDO DE CASO
Janice Dã¡vila Rodrigues Mendes, Elayne Cristina Costa Damasceno, José Jeová Mourão Netto, Svetlana Coelho Martins, Gracyanne Maria Oliveira Machado, Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas

Resumo


O estudo busca relatar a experiência dos estudantes do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Rede Nordeste de Formação em ESF-RENASF/ Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA/Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ) no apoio a uma adolescente gestante vivendo em situação de vulnerabilidade devido às condições precárias de moradia e baixa renda. Os objetivos foram: desenhar uma linha de cuidado para a adolescente; possibilitar a assistência da gestante em todos os níveis de atenção; melhorar o vínculo da gestante adolescente com a escola; fortalecer o vínculo da gestante com a Equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF); contribuir para melhorias nas condições sanitárias do domicílio. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, do tipo estudo-caso. Os sujeitos do estudo são os membros da Equipe de ESF, a adolescente gestante e sua família. As ações e atividades desenvolvidas incluíram: diálogo junto à Equipe de ESF; visitas domiciliares; construção do genograma e ecomapa; elaboração do Projeto Terapêutico Singular para a gestante; articulação com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e visita à escola frequentada pela adolescente. Os principais resultados alcançados foram: melhoria do vínculo da gestante e de sua família com a Equipe de ESF; o retorno da adolescente à escola; seguimento do pré-natal adequadamente e o fortalecimento da intersetorialidade entre ESF/CRAS/Escola do território.

Palavras-chave


Estratégia Saúde da Família; Gravidez na adolescência; Linha de cuidado

Referências


BASTOS, N. M. G. Introdução à Metodologia do Trabalho Acadêmico. 2. Ed. Fortaleza: Nacional, 2004.

BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva. Série A- Normas e Manuais Técnicos. Cadernos de Atenção Básica, n. 26. Brasília, 2010.

CARVALHO, S. R.; CUNHA, G. T. A Gestão da Atenção na Saúde: elementos para se pensar a mudança para a organização na Saúde. IN: CAMPOS, G. W. S. et. all. Tratado de Saúde Coletiva, 2ª ed., São Paulo: Hucitec, 2012.

FERREIRA, R. A. et. all. Análise espacial da vulnerabilidade social da gravidez na adolescência. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p.313-323, fev., 2012.

GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MERHY, E.E.; CECÍLIO, L.C.O. A integralidade do cuidado como eixo da gestão

hospitalar. Campinas: Unicamp, 2003. (mimeogr.).

PINTO, D. M. et. all. Projeto Terapêutico Singular na produção do cuidado integral: uma construção coletiva. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 493-302, Jul.-Set., 2011.

SILVA, A. A. A. et. all. Fatores associados à recorrência da gravidez na adolescência em uma maternidade escola: estudo caso-controle. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 29, n. 3, p. 496-506, mar., 2013.