Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS NA APRENDIZAGEM DA CONSULTA DE ENFERMAGEM: UM PROCESSO TEÓRICO/PRÁTICO
Ticiana Maria Lima Azevedo, Thamy Braga Rodrigues, Aviner Muniz de Queiroz, Andréa Braga Cordeiro, Roberta de Paula Pereira

Resumo


Segundo a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem, número 159/1993, a Consulta de Enfermagem é atividade privativa do Enfermeiro e deve utilizar componentes do método científico para identificar situações de saúde e doença, prescrever e implantar medidas de enfermagem que contribuam para a promoção, prevenção, proteção da saúde, recuperação e reabilitação do individuo, família e comunidade. Para isso o enfermeiro deverá utilizar-se de sua competência técnica, interesse pelo ser humano e pelo seu modo de vida, a partir de suas relações com o individuo, família e comunidade. Relatar a experiência de construção e aprendizagem da estrutura da consulta de enfermagem pelos acadêmicos da Faculdade Maurício de Nassau. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a construção e desenvolvimento de consulta de enfermagem durante a disciplina de Conhecimentos e Métodos do Cuidar em Enfermagem. EFEITOS ALCANÇADOS: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), incluindo a consulta, respalda a atuação do enfermeiro, melhora o registro das informações e instrumentaliza o profissional para a identificação de diagnósticos e escolha de intervenções específicas baseadas em evidências científicas. Apesar do pouco conhecimento sobre o processo de enfermagem demonstrado pelos acadêmicos, percebemos uma visão ampliada em relação aos papéis da Enfermagem. Isso envolve a incorporação nas suas rotinas de trabalho de ações que perpassem as atividades técnicas, abrangendo a humanização e a educação em serviços, gerando expectativas de crescimento profissional e capacitação da equipe com a implementação do processo de enfermagem. A experiência de construção da SAE na disciplina mostrou-se como uma ferramenta eficaz para qualificar o cuidado de enfermagem nos diversos serviços de saúde, proporcionando ao acadêmico uma visão crítica e reflexiva da sua profissão. RECOMENDAÇÕES: O relato nos mostrou que o estudo da Sistematização da Assistência em Enfermagem prepara os acadêmicos para a prática profissional, qualificando a consulta de enfermagem, recomendamos que esta prática na otimização do processo de cuidados.

Palavras-chave


Sistematização da Assistência em Enfermagem; Consulta de Enfermagem; Acadêmicos de Enfermagem

Referências


1. POTTER, P.A; PERRY, A.G.,Tradução de Maria Inês Correia do Nascimento et. al. Fundamentos de Enfermagem. 7 ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.2. HORTA, W. de A. Processo de enfermagem, São Paulo: EPU,1979.3. MARÍLIA,F.G.S.; ANA, D.B.S; AKEMI,I.M. O processo de enfermagem na concepção deprofissionais de Enfermagem de um hospital de ensino Revista. Brasileira.deEnfermagem, vol.66, Brasília, Mar./Apr. 2013.4. Conselho Federal de Enfermagem(COFEN). Resolução nº. 272/2002, de 27 de agosto de 2002. Dispõe sobre a sistematização da assistência de enfermagem - SAE- nasinstituições de saúde brasileiras. Diário Oficial da União 27 ago 2002.Disponível em: http://www.coren-df.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=98:resolucao-cofen-2722002&catid=36:resolucaes&Itemid=43.Acesso em 20 mar 2010.5. Conselho Federal de Enfermagem(COFEN). Resolução n.º 311/2007, de 08 de fevereiro de 2007. Dispõe sobre o Código de Ética dosProfissionais de Enfermagem. Diário Oficial da União 2007. Disponível em: http://site.portalcofen.gov.br/node/4345 Acesso 20mar 2010.6. Conselho Federal de Enfermagem(COFEN). Resolução n.º 358/2009, de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e aimplementação do Processo de enfermagem em ambientes, públicos ou privados, emque ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências.Diário Oficial da União 2009. Diponível em: http://www.portalcofen.gov.br/sitenovo/node/4384 Acesso 20 mar 2010.