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RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA EM UMA EDIÇÃO DO PROGRAMA VER-SUS (VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE) NO NORDESTE: REFLETINDO A FORMAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
O Sistema Único de Saúde - SUS surge como um dos principais dispositivos de trabalho não só para profissionais de saúde, e é comum durante observar durante a graduação uma necessidade sentida pelos estudantes de não se apropriarem da área em que atuarão profissionalmente por falta de experiências de conhecimento da realidade do SUS em sua formação acadêmica da graduação. Diante disso, surge o programa Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) que foi criado na década de 2000 com o objetivo de proporcionar aos estudantes de diversas graduações uma imersão total no contexto do SUS, elucidando a possibilidade da formação e construção de profissionais capacitados. O programa tem como fundamento primordial a discussão da Saúde em perspectivas diversas, procurando atuar junto de todos os setores sociais que englobam a área, tais como a Cultura, os Movimentos Sociais, a Participação Popular e o Controle Social, nas áreas diversas da Saúde. Esse trabalho pretende relatar a experiência de dois estudantes de graduação do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) na edição Inverno/2013 – Fortaleza do programa VER-SUS. Neste escrito nos debruçamos na análise e relato sobre a visita a um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no município de Chorozinho, região metropolitana de Fortaleza. Durante a visita guiada por representantes do movimento conhecemos suas maneiras de trabalho e educação cooperativas, visitando os espaços físicos, como uma escola e uma fábrica. Houve ainda, uma roda com moradores onde pudemos discutir a história e filosofia do movimento e do assentamento, envolvidas nas áreas da Saúde e Educação. A participação nessa vivência se constituiu como a atividade mais significativa de toda a nossa vida acadêmica, nos possibilitando a imersão efetiva e crítica no SUS e propiciando um espaço legítimo de crescimento acadêmico, pessoal e profissional, o qual não é contemplado pela graduação dos cursos em saúde em geral, reforçando e efetivando uma melhor prática educativa. Concluímos que espaços de aprendizagem como este devem ser fomentados na formação em nossa área, pois se configuram como essenciais na construção e efetivação do SUS e no exercício da Saúde Coletiva, através de uma educação consciente.
Palavras-chave
Formação em Saúde; VER-SUS; Movimentos Sociais