Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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MONITORIA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO NO ÂMBITO DE UM CURRÍCULO INTERPROFISSIONAL - EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DO CAMPUS BAIXADA SANTISTA
Geovannia Mendonça dos Santos

Resumo


A monitoria acadêmica pode ser entendida como uma ferramenta de auxílio ao processo ensino-aprendizagem que contribui tanto para o aprendizado do discente - um momento de autoconhecimento no qual o aluno se vê diante de muitas possibilidades e com isso pode desenvolver potencialidades - quanto do docente que, por meio de novas estratégias pedagógicas, favorece uma aprendizagem significativa. Esta pesquisa assumiu como objetivo analisar a monitoria desenvolvida na Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista a partir das percepções dos discentes sobre a experiência de ser monitor dentro da proposta de um currículo interdisciplinar e interprofissional. O referencial teórico foi constituído pelo diálogo com a literatura sobre a monitoria na universidade, bem como com o eixo conceitual de habitus de Pierre Bourdieu. O caminho metodológico abrangeu um estudo qualitativo com 41monitores que atuaram no período de 2011-2012 em diferentes projetos de monitoria dos eixos comuns e específicos do campus Baixada Santista/UNIFESP. A análise de dados compreendeu a análise de conteúdo do tipo temática, orientada pelos núcleos direcionadores: Monitoria: concepções; Monitoria: significados; Monitoria no campus Baixada Santista: motivações e interesses; Ser monitor:atividades; Relação professor-monitor; Ser monitor: vale a pena? e Monitor:projetos e perspectivas. A análise dos dados produzidos permite afirmar que para os monitores do Campus Baixada Santista, a vivência da rotina docente nãofoi apontada como algo deficitário, pelo contrário, a maioria dos monitores inferiu de diferentes formas que o ponto mais forte da monitoria é o contato com a rotina acadêmica bem como o aprofundamento do conteúdo relacionado a monitoria a qual pertencem e a contribuição na e para a formação de outros alunos. Pode-se afirmar que a despeito de compartilharem, monitores e professores, o mesmo espaço universitário orientado por Projeto Político Pedagógico que tem como centralidade a Interdisciplinaridade e o Interprofissionalismo, os monitores são ”formados” por professores que possuem habitus que foram constituídos ao longo de suas vivências. Evidencia-se que as monitorias dos eixos comuns são as que relatam maior motivação para o trabalho em equipe e para a construção de propostas que objetivam o aprendizado do aluno. Esse fato pode estar relacionado à característica dos eixos comuns de agregarem muitos professores e com isso, muitas referências de trabalho, diversos habitus. A monitoria contribui para o desenvolvimento pessoal do monitor,superando atitudes e posturas frente ao cotidiano acadêmico, ampliando as possibilidades de melhor inserção nas experiências profissionais dos alunos envolvidos.

Palavras-chave


Monitoria, Graduação, Interprofissionalismo

Referências


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